#Marineuza Sartorio Bravin
CONTABILIDADE RURAL E PERSPECTIVAS DA GESTÃO NO AGRONEGÓCIO
Desde a Antiguidade, o homem tem realizado esforços no sentido de organizar e gerenciar seus lucros, objetivando a maximização de suas riquezas. E é através da Contabilidade que esta organização tornou-se possível.
Mais do que apenas gerenciar e organizar as riquezas, a Contabilidade tornou-se uma ciência indispensável para o homem moderno. Dotada de vários ramos, ela tem representado muito mais do que números e lançamentos de créditos e débitos. Através de suas técnicas, aperfeiçoadas ao longo de sua evolução histórica, a contabilidade configurou-se como uma das principais responsáveis pela gestão de empresas, sendo uma das primordiais ferramentas da administração empresarial.
Seja na indústria, comércio ou no campo, a contabilidade é responsável por informar o empresário sobre a situação de sua empresa, demonstrando o crescimento, os fatores de risco, as possíveis dificuldades e soluções e a real lucratividade da empresa. Mas é no campo que a contabilidade tem sua evolução mais tardia. No Brasil, a contabilidade rural vem ganhando importância e status, mas sua implantação tem se configurado em um processo lento e carregado de resistências.
Historicamente o homem do campo tem se dedicado a produzir alimentos e deixar a gerencia de suas propriedades ao encargo dos contadores e das pessoas mais qualificadas para auxiliá-lo na tarefa de organização contábil. Este processo determinou um distanciamento entre o homem do campo e o conhecimento dos conceitos e técnicas de gestão empresarial. Mesmo a propriedade rural está sendo encarada como uma empresa há bem pouco tempo.
Entretanto, no Brasil, as últimas décadas revelam que há um crescente e acelerado processo de conhecimento do produtor rural sobre os conceitos e técnicas contábeis e de gestão do agronegócio. Impulsionado pela nova geração de gestores do agronegócio, a empresa rural tem se caracterizado pela incrementação de sua gestão, levando a administração rural a ganhar qualidade e autonomia na gerência de suas atividades administrativas.
O produtor rural, assim, já não se limita a apenas produzir, ele vem buscando conhecer o meio em que atua, gerenciar sua empresa rural, seja ela grande ou pequena, e introduzir tecnologias que o ajudem nesta tarefa. Neste sentido, o objetivo deste, é apresentar alguns conceitos necessários ao entendimento da contabilidade rural para entender o novo processo de gestão rural que se configura no cenário do agronegócio brasileiro.
CONTABILIDADE: CONCEITOS
Numa visão geral, Contabilidade é uma ciência, uma disciplina, um ramo de conhecimento humano, uma profissão que tem por objeto o estudo dos fenômenos patrimoniais. a Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos neles ocorridos, com o fim de oferecer informações sobre sua composição e variação, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial. A Contabilidade se caracteriza como sendo a ciência que estuda e controla o patrimônio. Portanto, o objeto da contabilidade é o patrimônio. Podemos dizer, em outras palavras, que a Contabilidade é um método universal utilizado para registrar todas as transações de uma empresa rural, que possam se expressar em termos monetários. Por isso, tem um importante papel na gestão das empresas. Por meio dela os gestores podem tomar decisões e analisar o empreendimento, pois esta se divide em várias áreas de atuação.
Pode-se dizer, então, que a contabilidade visa assegurar o controle do patrimônio, objetivando representá-lo graficam sua interpretação, análise e auditagem e servir como instrumento básico para a tomada de decisões de todos os setores direta ou indiretamente envolvidos com a empresa.
Também, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza econômica.
É difícil precisar exatamente como nasceu a contabilidade, mas uma analogia com a humanidade demonstra que a contabilidade é tão antiga quanto o homem que conta. O surgimento e a evolução da contabilidade confundem-se com o próprio desenvolvimento da humanidade. Nesse contexto, o estudo sobre as civilizações da Antiguidade mostra que o homem primitivo já “cuidava da sua riqueza”, através, por exemplo, da contagem e do controle do seu rebanho.
Entendemos que a contabilidade vem ao longo dos tempos.
CONTADORA. MARINEUZA SARTORIO BRAVIN
CRC N º RO-005149/O-3