#Elton Kojo
CREDITO RURAL: COMPROMISSO OU DIVIDA?
Por muito tempo tomar um credito rural foi sinônimo de adquirir uma divida, pois a baixa valorização das mercadorias produzidas pelo produtor rural e o aumento vertical de juros e inflação corroeram maquinas, gado e terras dos produtores, por isso sempre tem alguém que sabe uma história de produtor que perdeu tudo para o banco.
Com a metodologia atual de conceder credito rural isso não acontece desde que o produto tenha consciência de que ele tem um compromisso com a instituição financeira que concedeu credito.
A partir do momento que o produtor pega um dinheiro no banco, ele passa a tem um compromisso não uma divida, pois ele vai investir na sua atividade e ela lhe trará retorno para quitar o banco. Entretanto se o produtor não investir na atividade ele terá dificuldade de pagar o banco, passado assim ter uma divida. Toda divida os juros são altos, podendo ser cobrada as garantias oferecidas.
O produtor rural tem grande quantidade de recurso imobilizado em terras, benfeitorias e maquinas que tem baixa liquides, por isso o produtor deve ter um bom projeto para garantir que o credito será bem aplicado e que assim possa honrar seus compromisso com as instituições financeiras.
Elton Kojo Seewald
Engenheiro Agrônomo
Sinater