#Amauri Iamada
Previdência Privada: Como escolher corretamente
Com as recentes mudanças na legislação previdenciária e trabalhista a opção por uma previdência privada passou a ser cada vez mais recorrente, tendo na figura dos bancos tradicionais grandes players nesse segmento, uma vez que já possuem em sua carta de serviços planos de previdência privada com grande inserção no mercado.
É justamente a atuação dos grandes bancos e as metas comerciais estabelecidos por eles, que tornaram a oferta dos planos de previdência e as informações pouco claras motivadas pelas metas dos gerentes um produto que historicamente possui um relacionamento conturbado com seus segurados.
Informações fundamentais sobre os planos vezes se tornam difíceis de se entender quando os bancos tradicionais não entregam a informação adequada sobre para que servem cada um dos produtos financeiros à disposição, além da eventual falta de transparência quanto as metas estabelecidas pela gerência do banco.
Porém, a Previdência Privada é sim uma alternativa muito interessante com muitos benefícios à sua gestão patrimonial financeira, desde que esteja alocada de forma eficiente.
Primeiro, há de se entender suas necessidades, perfil de investidor e seus objetivos, para aí então, analisar a real necessidade do uso da previdência como veículo de alocação patrimonial.
O primeiro ponto a ser entendido para buscar os benefícios para objetivos de longo prazo – como a aposentadoria – é a tributação, onde pode-se gozar do benefício de menor tributação dentro do regime regressivo, atualmente, em 10% de IRRF (tributação exclusiva na fonte já) respeitada a régua de prazos para resgates de aportes com mais de 10 anos. Quando, comparado a outros produtos a tributação mínima é de 15% (na grande maioria dos casos, com resgates superiores a 2 anos do seu aporte).
Quando comparamos a veículos semelhantes – os fundos de investimento – o benefício se torna ainda maior não havendo incidência de COME-COTAS nos fundos de Previdência Privada, enquanto nos fundos tradicionais, existe essa incidência nos meses de maio e novembro.
Além disso, há também a possibilidade de uso de fundos de previdência para aumentar a saúde e estrutura sucessória de seu patrimônio. Oferecendo aos sucessores algum conforto, para aliviar a dor da perda, e não haver sofrimento de sucessão patrimonial ilíquida.
Procure um especialista em investimentos e revise seu portfólio para atingir o máximo de eficiência de sua carteira de investimentos. A Expertise está à disposição para atender e sanar dúvidas e sanear possíveis lacunas em seus investimentos.
Por Amauri Iamada – Sócio e assessor da Expertise Investimentos.