Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

A força e a sensibilidade das mulheres que atuam no agro em Rondônia

Movimento das Mulheres do Café e Agro Mulheres ganham protagonismo no estado.

A força e a sensibilidade das mulheres que atuam no agro em Rondônia

As mulheres que atuam em toda a cadeia do agro em Rondônia, no campo e na cidade, estão se organizando cada dia mais para, juntas, buscarem por equidade, reconhecimento, quebrar barreiras e fortalecerem sua atuação no agro como um todo. Neste sentido, existem no estado dois principais movimentos organizados: as Mulheres do Café de Rondônia e Agro Mulheres Rondônia.

O primeiro teve início em 2017, motivado pelo lançamento do livro Mulheres dos Cafés no Brasil, que contou com um capítulo de Rondônia. A obra foi produzida pela Embrapa e a Aliança Internacional das Mulheres do Café – IWCA Brasil e contou com diversos parceiros nacionais. A produção deste livro motivou a mobilização local das mulheres que atuam nos mais diversos setores da cafeicultura, do campo à xícara. De lá para cá, foi criado um grupo no Whatsapp e, com o apoio da Embrapa Rondônia e apoio de demais parceiros, foram realizados diversos eventos de sensibilização e capacitação, exposições, publicações, criação e manutenção de redes sociais (Facebook e Instagram), além de mobilizações de incentivo para a produção de cafés Robustas Amazônicos com qualidade.

Resultados deste processo de sensibilização, capacitação e visibilidade começaram a ser colhidos com as mulheres assumindo o protagonismo nos concursos de qualidade do café de Rondônia e do país. Em 2018, pela primeira vez, Rondônia teve uma mulher entre os dez melhores cafés do estado, no concurso estadual de qualidade e sustentabilidade do café - Concafé. Foi a produtora familiar Suzi Aparecida, que também está no capítulo de Rondônia no livro Mulheres dos Cafés no Brasil e é participante das ações da IWCA em Rondônia desde o início.

Em 2019, as mulheres do café fizeram história em Rondônia. Poliana Perrut foi a primeira mulher campeã do Concafé. O segundo lugar neste concurso, na categoria Sustentabilidade, também ficou para uma mulher, Elis Regina. Outro destaque foi na Semana Internacional do Café, realizada anualmente em Belo Horizonte, especificamente no Concurso de qualidade Coffee of the Year para Canéfora. Duas mulheres, Poliana Perrut e Rozeli Silva, ficaram entre os 30 melhores cafés deste concurso nacional. Neste ano, além destas mulheres, a cafeicultora indígena Diná Suruí, juntamente com seu esposo, foram campeões do Concurso Tribos, voltado para os indígenas de Rondônia.

Em 2020, as mulheres continuaram no protagonismo da cafeicultura de Rondônia. Conquistaram o 1º e 2º lugares no Concafé, com Luciana Franklin e Maria Cantuário, respectivamente; a premiação máxima nacional do Coffee of The Year, como melhor café canéfora (conilon e robusta) de fermentação induzida, levando pela primeira vez, este título para Rondônia, com Ediana Capich; e também o 3º e 4º lugares no Concurso Tribos, com Alessandra Makurap e Mapilacobar Suruí, respectivamente.

O Movimento das Mulheres do Café de Rondônia é uma ação voluntária, sem fins lucrativos e ligada à IWCA Brasil e à Onu Mulheres. Fazem parte dele produtoras, extensionistas, técnicas, pesquisadoras, empresárias e comerciantes, comunicadoras, agentes públicas, entre outras. A liderança está com a cafeicultora Poliana Perrut, com apoio da jornalista Renata Silva. Estas mulheres também estão conectadas por meio das redes sociais, que reúnem mais de 1.600 mulheres no Whatsapp, Facebook e Instagram.

Acompanhe este movimento:

Facebook: www.facebook.com/mulheresdocafederondonia/

Instagram: @mulheresdocafederondonia

Movimento Agro Mulheres Rondônia

Sem fins lucrativos, sem vínculos políticos ou partidários, ou mesmo com empresas e instituições, o Movimento é conduzido por voluntárias. Surgiu em 2019, com a contadora agro Beatriz Rosa (in memorian) e a produtora rural, Antonielly Rottoli.  Este movimento nasceu para conectar as mulheres que atuam em todos os setores do agro, no campo e na cidade, também para integrar ao movimento nacional e somar esforços em prol e defesa do setor no país.

Unidas pelas dificuldades enfrentadas por atuarem em áreas ocupadas majoritariamente por homens, elas buscaram forças para seguirem seus sonhos e ajudarem outras mulheres a também serem protagonistas de suas histórias. Beatriz costumava dizer que com o movimento seria possível transformar histórias e resgatar o protagonismo dessas mulheres.

Este esforço já integra hoje mais de 2 mil mulheres nas redes sociais do Agro Mulheres Rondônia, no Whatsapp, Instagram, e Youtube. Estas plataformas reúnem mulheres de todas as regiões do estado e das mais diversas cadeias ligadas ao agro, que participam ativamente: produtoras, empresárias e comerciantes do agro, pesquisadoras, contadoras, administradoras, advogadas, vendedoras, comunicadoras, extensionistas rurais, professoras e outras tantas profissões e áreas que fazem do agronegócio a força deste País.

Para fortalecer ainda mais este movimento, em março de 2020, em Ariquemes, foi realizado o 1º evento presencial do Agro Mulheres Rondônia, reunindo mais de 150 mulheres. A ação levou conhecimento, trocas de experiências e conectou ainda mais as mulheres do agro no estado. As Mulheres do Café também somam a este movimento, unindo forças em prol de objetivos comuns.

O Agro Mulheres Rondônia tem como objetivo ser um movimento representativo das mulheres de todas as cadeias que integram o agro no estado. Quer quebrar barreiras, agregar, somar, inspirar, levar conhecimento, gerar informações e oportunidades, dar visibilidade, buscar o reconhecimento e a equidade para atuação das mulheres, participar e influenciar nas decisões das políticas do setor e fortalecer o agro como um todo.

Fazem parte da diretoria do movimento as voluntárias: produtora e empresária Antonielly Rotoli e as jornalistas Carolina Brazil e Renata Silva.

Acompanhe este movimento:

Instagram: @agromulheresrondonia

Youtube: http://bit.ly/2PEDPmp

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?