Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Biodigestor será apresentado pela Emater como tecnologia sustentável na Rondônia Rural Show Internacional

O biodigestor é uma tecnologia de baixo custo que produz o biogás combustível e biofertilizante.

Biodigestor será apresentado pela Emater como tecnologia sustentável na Rondônia Rural Show Internacional

Na 10ª Rondônia Rural Show Internacional, que tem como tema “Tecnologias Sustentáveis”, os visitantes poderão encontrar novidades em tecnologia e métodos que estão sendo desenvolvidos para melhorar a produção no campo. Na vitrine tecnológica da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia – Emater Rondônia, será possível conhecer o biodigestor, uma tecnologia de baixo custo capaz de gerar energia, tratar resíduos da propriedade rural e contribuir com a redução dos gases do efeito estufa, além de produzir o biofertilizante, adubo rico em nutrientes.

O produtor rural que adotar a tecnologia do biodigestor pode economizar em energia elétrica e deixar de comprar gás de cozinha com a instalação de um único equipamento; é o que pretende demonstrar o extensionista rural, Jurandir Batista de Mesquita, com a instalação de um biodigestor no estande da Emater.

“Mesmo sendo considerado de tecnologia simples, o equipamento tem capacidade de gerar energia e trazer grandes benefícios ao meio ambiente, saúde e economia na propriedade rural. O biodigestor supre as necessidades de gás de cozinha e até de energia elétrica, de uma propriedade rural”, explica.

O governador Marcos Rocha enfatizou o por quê da escolha deste tema para esta edição da Rondônia Rural Show. “Temos trabalhado em conjunto com os produtores para o desenvolvimento de tecnologias que melhorem e tornem a produção rural mais eficiente, contribuindo para um produto de qualidade. Tudo isso, pensando em preservação do Meio Ambiente e sustentabilidade”.

INVESTIMENTO

Jurandir Mesquita explica ainda que, com um investimento de aproximadamente R$ 5 mil, o produtor rural pode construir seu biodigestor com capacidade de gerar biogás equivalente a 1,8 botijão de gás de cozinha, e ainda produzir aproximadamente 200 kg de biofertilizante por mês.

“É importante salientar que, o gás produzido no processo de biodigestão é incolor, não tem cheiro e é um combustível que pode ser usado para o funcionamento de fogões, geladeiras a gás, e em máquinas e equipamentos com motores a combustão. E na Rondônia Rural Show, já há cooperativas de crédito interessadas em financiar a construção do equipamento, que pode ser incluída em projetos do Pronaf”, afirmou.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?