Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Câmara Setorial do café de Rondônia estima mais de dois milhões de sacas do grão colhidos em 2020

Colheita do ano passado chegou a 1 milhão e 900 mil sacas do grão

Câmara Setorial do café de Rondônia estima mais de dois milhões de sacas do grão colhidos em 2020

A safra de café de 2019, foi considerada pela diretoria da Câmara Setorial do Café do Estado de Rondônia, como especial. Isso porque ultrapassou as expectativas dos órgãos envolvidos no processo. De acordo com o presidente da entidade Ezequias Brás Neto, ou Tuta Café, a colheita do ano passado chegou a 1 milhão e 900 mil sacas do grão.

“A colheita de 2019 foi além da nossa expectativa, com excelente produção e colheita para o estado”, avaliou Tuta.

Expectativa 2020

Para 2020, a Câmara Setorial do Café espera que a colheita ultrapasse o ano anterior, chegando a 2 milhões e 100 mil sacas do grão.

“A gente vem trabalhando para que a safra aumente anualmente em torno de 300 a 350 mil sacas. Se isso ocorrer, vamos nos aproximar do nosso desejo, deixando para Rondônia uma colheita de café histórica”, disse Tuta.

Informação ao produtor

Esse aumento gradativo na produção é resultado de um trabalho que começou em 2014, após a reativação da Câmara Setorial do Café, apoio do Governo do Estado de Rondônia e parceiros como Emater, Embrapa, Seagri e Sebrae.

“Com o passar desses mais de cinco anos de trabalho da Câmara do Café, houve vários fatores que contribuíram para o aumento no resultado da colheita. Como as ações que fornecem informações aos produtores, quanto à forma correta do plantio de mudas clonais, como tratar essas mudas, formatos de irrigação e informações sobre novas tecnologias e colheitas, tudo isso contribui para o melhor cultivo da lavoura e a qualidade do grão”, destacou o presidente.

Eventos

Eventos voltados para o café, como o Concafé, Festa do Café de Cacoal e Concurso Tribos, trouxeram grandes benefícios para os produtores. Isso porque além de avaliar a qualidade do café produzido pelos produtores de Rondônia, os organizadores desses eventos trazem qualificação aos cafeicultores, por meio de oficinas e palestras.  

“Nesses encontros, os produtores têm ainda a oportunidade de acesso a financiamentos, fazerem compras de adubos, maquinários, entre outras facilidades. Com o uso de boas tecnologias, os produtores conseguem fazer plantios e colheitas seguras”, afirmou Tuta.

Câmara Setorial do Café

Na Câmera Setorial do Café existe uma parceria entre público e privado, sendo que a mesa da câmera é privada e os membros públicos. Atualmente a Câmara conta com 33 membros.

“Após o retorno da Câmara Setorial do Café, nos juntamos aos demais órgãos responsáveis pela cadeia e juntos passamos a trabalhar com o objetivo de termos um aumento na produção do café clonal no estado de Rondônia”, lembrou o presidente comemorando os bons resultados.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?