#Agricultura
Cirone participa de dia de campo e destaca crescimento da produção
Dados da Conab estimam uma produção de mais de dois milhões de sacas para 2019“O comprometimento dos nossos cafeicultores aliado ao uso de plantio de mudas clonais, manejo e irrigação são alguns dos componentes que estão trazendo qualidade e aumento da produtividade do café rondoniense”, destacou o deputado Cirone Deiró, presidente da comissão de agricultura e política rural, durante dia de campo realizado na propriedade do agricultor, Edimar Flegler, no setor Eletrônica, na linha 21, área rural do município de Cacoal. O parlamentar reconheceu o importante trabalho da Embrapa, Emater e Seagri na assistência técnica aos agricultores para a recuperação da cafeicultura em todas as regiões do estado.
Para o deputado a cafeicultura é uma das mais importantes atividades geradoras de riqueza aos agricultores e suas famílias. Cirone lembrou que a retomada do cultivo do café no estado está ocorrendo de forma mais estratégica, pois as áreas plantadas são menores e uso, mas as novas tecnologias aumentaram a produção. “Nos últimos 15 anos, a área plantada reduziu cerca de 60% e a produção aumento em mais de 250%”, isso demonstra que as novas tecnologias estão sendo eficazes para garantir uma maior produção em pequenas áreas.
Este aumento da produtividade tornou Rondônia o quinto maior produtor de café do País. De acordo com dados da Companhia Nacional de Abastecimento- Conab, estima-se que o estado deve produzir 33 sacas/ha de café beneficiado na safra 2019, com produção estimada de 2,1 milhões de sacas. “Esse resultado é a conjugação de esforços dos agricultores, dos técnicos que tem se dedicado a essa atividade e as instituições que estão presentes neste processo”, reconheceu o parlamentar.
O agricultor Edimar Flegler, disse que a cafeicultura é uma atividade que sempre fez parte da história da família pela garantia do retorno financeiro. “Agora com a assistência técnica e o apoio da prefeitura temos alcançados resultados ainda melhores, porque conseguimos plantar menos café e ter uma colheita satisfatória”, explicou ao agradecer pela parceria com a equipe técnica da Emater, Embrapa, Seagri e Prefeitura.