#Agricultura
CNA cria canal para denunciar falsas informações sobre o agronegócio no material didático
Denúncias devem ser feitas no e-mail agrodidatico@cna.org.brPara acabar ou reprimir as falsas informações relacionadas ao agronegócio, publicadas nos materiais didáticos, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) criou um canal para denúncias, que devem ser feitas no e-mail agrodidatico@cna.org.br. Para isso é importante que o denunciante envie fotos e dados como: escola, série, nome do livro, editora, página e cidade.
O produtor rural Oberdan Pandolfi Ermita é morador de Pimenta Bueno, ele tem dois filhos em idade escolar. Enquanto auxiliava os filhos na realização das atividades escolares, observou que em alguns materiais didáticos haviam informações erradas ou tendenciosas sobre o agro, presente de forma transversal no currículo escolar.
“Estão doutrinando nossas crianças, de forma muito orquestrada, senão cruel, trabalham de forma recorrente e transversal em todas as disciplinas, criando um imaginário de um agro opressor, monocultor, poluidor”, acredita Pandolfi.
Para Alex Guaitolini, presidente do Sindicato Rural de Cacoal, alguns materiais didáticos do ensino fundamental e médio, trazem conteúdos que denigrem o agronegócio brasileiro, com publicações pejorativas, que não condizem com a verdade.
“Essas constatações resultaram em muitas denúncias por parte dos produtores. Referente a isso a CNA criou esse canal de denúncia, para que os erros sejam relatados aos órgãos governamentais e sejam corrigidas essas distorções”, explicou Alex.
Alex pede ainda que todos as pessoas que detectarem informações erradas sobre o agro no material didático, não se omita e utilize esse canal de denúncia. As notícias falsas, famosas ‘fakes news’ estão em todos os lugares e não seria diferente com o agro negócio. Por isso, é importante defender o setor de ataques e informações erradas e antes de compartilhar conteúdos, ter a certeza que o que você está propagando é verdadeiro, dessa forma é possível garantir um futuro promissor não só para o agro, mas os demais setores.