Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Comitiva da agricultura do Amapá visita lavoura, viveiro e agroindústria em Rondônia

Comitiva da agricultura do Amapá visita lavoura, viveiro e agroindústria em Rondônia

Consolidando a parceria das instituições de assistência técnica e extensão rural, a Emater-RO recebeu na última semana a visita da comitiva de agricultura do Estado do Amapá. Entre eles estavam o diretor da instituição de assistência técnica e extensão rural do Amapá (Rurap), José Maria Damasso Lima; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Osvaldo Helio; o secretario de estado de Ciência e Tecnologia, Robério Aleixo Anselmo Nobre; e o chefe adjunto do gabinete civil, Carlos Marques.

Acompanhados pelo diretor técnico e de planejamento da Emater-RO, José de Arimateia da Silva, o grupo visitou uma lavoura de café premiada, um viveiro e uma propriedade de produção de inhame, todos no município de Alvorada do Oeste; e uma agroindústria de pescado em Ouro Preto do Oeste. A lavoura visitada em Alvorada do Oeste foi a do cafeicultor Antônio Alves Sobrinho, conhecido como Antônio Baiano, uma lavoura de café clonal com 50 hectares de café plantado.

Lá eles ainda tiveram a oportunidade de ver em funcionamento a colheitadeira. A família de Antônio Baiano cultiva café há mais de 30 anos. Tudo começou entre os irmãos, mas hoje já conta com a ajuda dos filhos e sobrinhos na condução da lavoura. O produtor conta que quando iniciou a atividade em Alvorada do Oeste, em 1987, tudo era mais difícil, mas com a ajuda da Emater-RO, incentivo do governo do estado e crédito rural facilitado pelas instituições financeiras foi possível investir na propriedade e fortalecer o seu negócio.

“Hoje estamos com aproximadamente 50 hectares de café, mas há poucos anos este café ainda era o tradicional. Hoje trabalhamos com o clonal”, explicou.

Para Arimateia, foi uma honra receber a equipe do Amapá.  Apresentando o estado à comitiva ele explicou que é a união entre governo, legislativo e produtor que fortalece a agricultura local, em especial a agricultura familiar. “As portas de Rondônia estarão sempre abertas para o Amapá e para qualquer outro estado que quiser visitar Rondônia”.

O secretario Hélio, falando em nome de toda a comitiva, mostrou-se entusiasmado com a proximidade entre os poderes e a família rural, dizendo ser essa a intenção do Amapá e que o motivo da visita foi promover uma integração da Amazônia, pois ele acredita que é isso que precisa ser feito para que haja mais troca de informações para se alcançar o potencial desejado. “Aprendemos muito com esse nível de tecnologia que vimos aqui, com a irrigação, com os clones, com as máquinas, com a visão de mercado e com a integração que os poderes têm com a agricultura familiar”.

Após a visita à lavoura cafeeira, o gerente regional da Emater-RO no território do Vale do Guaporé, Luciano Brandão, encaminhou o grupo à propriedade do viveirista Geraldo Jonacir Casteluber, que conta com 12 hectares de café plantados e produção de mudas de café clonal de qualidade. Na sequência, foi feita uma rápida visita a uma propriedade de cultivo de inhame, cultura esta que vem crescendo muito na região.

No dia seguinte, a comitiva foi visitar uma agroindústria de pescado no município de Ouro Preto do Oeste onde teve a oportunidade de conhecer o empreendimento de Elivelton Rodrigues. Trata-se de um projeto sustentável que está em processo de regularização junto aos órgãos competentes, e que deverá beneficiar 22 toneladas de pescado. Na oportunidade também foi explanado aos visitantes o projeto de incentivo às agroindústrias através do Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia (Prove).

Participaram também das visitas, os extensionistas da Emater-RO, Geovane Tomiazzi Soares (gerente da unidade de Alvorada do Oeste) e Flávio Gonçalves, os deputados estaduais Laerte Gomes e Adelino Folador, diretor do Departamento de Estrada de Rodagem, Ezequiel Neiva, e prefeito de Alvorada do Oeste, Walter Silva.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?