#Agricultura
Concurso do café em Rondônia incentiva cafeicultores a melhorar a produção do grão
Escolha do melhor café de Rondônia acontece no dia 03 de outubro em Cacoal. Os grãos serão avaliados por especialistas que farão análises físicas e sensoriaisOs cafeicultores de Rondônia estão cada vez mais trabalhando para melhorar e garantir a qualidade do café nas lavouras, prova disso é que já estamos na 4ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café (Concafé). O evento será realizado no dia 03 de Outubro no Cacoal Selva Park em Cacoal (RO) e reúne especialistas que fazem análises físicas e sensoriais nos grãos.
A primeira edição do concurso foi realizada em 2016, e desde então vem sendo acompanhada pela Câmara Setorial do Café. Para o presidente da entidade Ezequias Bras Neto, ou Tuta Café, além de avaliar o café produzido em Rondônia e premiar os cafeicultores, a realização do concurso também incentiva os cafeeiros a cultivarem os grãos com melhor qualidade.
“O Concafé conseguiu inserir Rondônia e os agricultores que trabalham com a produção do café, no contexto mundial e ainda mostrar que podemos produzir o melhor café robusta da Amazônia. Além disso, é uma forma de incentivar o cafeicultor a aumentar a produção, trabalhando com maior qualidade no cultivo do café”, destacou Tuta.
A evolução do concurso ao longo dos anos, também é motivo para comemoração. Tuta conta, que após realizarem a primeira edição do concurso, os organizadores tinham certeza de que poderiam fazer muito mais por Rondônia e pelos cafeicultores.
“Nessa quarta edição, estamos sendo surpreendidos pela grandeza do concurso e pelo comprometimento dos agricultores, que produziram grandes volumes de cafés com qualidade”, elogiou o presidente.
Evolução do Concafé
A primeira edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café Canéfora, principal cultura produzida em Rondônia, foi realizada em 2016. Em todo o estado foram 184 inscritos. Os municípios foram divididos por duas regionais. A etapa de degustação foi realizada em Cacoal, mas foi na capital Porto Velho que os vencedores foram anunciados. O primeiro lugar ficou com Arnelei Sérgio Kalk de Cacoal, o 2° lugar foi para Jordy de Souza de Alvorada do Oeste e o 3° para Marcelo Braum de Alto Alegre dos Parecis.
Já em 2017 quem levou a melhor, foram os cafeicultores Tiago Novaes e André Kalk de Cacoal. Além de serem os vencedores do 2º Concafé, eles também ficaram com o segundo e terceiro lugar dos melhores café do Brasil, no Concurso Coffee of the Year (Café do Ano do Brasil), realizado durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).
Em 2018 o concurso também foi realizado em Cacoal, no salão do parque de exposição da cidade. O evento reuniu cafeicultores de 24 municípios, com um total de 132 inscrições. Dione Mendes Bento, foi o grande vencedor do Concafé. E na família de Dione teve "dobradinha", já que o pai, o cafeicultor Ronaldo da Silva Bento, foi bicampeão na categoria sustentabilidade.
Pela terceira vez consecutiva a Revista AgroRondônia, esse ano em parceria com a Jacomim Agropecuária e Irrigação, com sede em Nova Brasilândia D'Oeste, serão os patrocinadores da categoria sustentabilidade. A premiação total do concurso será de R$ 40 mil.