Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Dia de Campo Safrinha da Embrapa será dia 22 de junho em Vilhena

Dia de Campo Safrinha da Embrapa será dia 22 de junho em Vilhena

A Embrapa realizará o tradicional Dia de Campo Safrinha 2017 no dia 22 de junho, a partir das 8 horas, no Campo Experimental da Embrapa Rondônia em Vilhena, localizado na BR-364, Km 6. O evento é gratuito e a inscrição será realizada no local. Além de aspectos comerciais e técnicos envolvendo a produção de grãos em safrinha, o público também poderá conhecer cultivares de milho, sorgo e girassol para a região. Adicionalmente, a integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e o Sistema Plantio Direto também serão abordados nas estações.

É uma oportunidade aos produtores e técnicos de se prepararem para o plantio da safrinha, ou segunda safra, do próximo ano agrícola. Vale ressaltar que a safrinha está ganhando cada vez mais importância na produção brasileira. Ela é chamada assim por ser semeada nos primeiros meses do ano, logo após a colheita da safra principal, ou "de verão", que foi semeada no início da estação chuvosa (setembro a dezembro).

Rondônia: 2º maior produtor de milho safrinha da região Norte

Rondônia é hoje o segundo maior produtor de milho safrinha da região Norte, sendo os municípios de Vilhena, Corumbiara, Chupinguaia e Cerejeiras os maiores produtores. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinhoem Vilhena, município que é responsável por praticamente um terço da produção de milho do estado, quase toda produção de milho é de segunda safra, o que demonstra a importância para a região. De acordo com o 9º Levantamento da Safra de Grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab, junho/2017) a previsão para o milho safrinha em Rondônia é de aumento de área em 21% e aumento de 15% na produção, comparado à safra 2015/2016.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta e Sistema Plantio Direto

 O Dia de Campo também irá abordar o sistema de produção em integração Lavoura-Pecuária-Floresta e o Sistema de Plantio Direto, forma de manejo do solo preconizada pela ILPF e comprovadamente sustentável para conservação do solo e água. Sabe-se que anualmente cerca de 6 milhões de hectares sofrem algum tipo de processo de degradação, impactando negativamente na fertilidade dos solos agrícolas e, consequentemente, na produtividade das lavouras. Só o estado de Rondônia apresenta mais de 4 milhões de hectares aptos à incorporação do Sistema Plantio Direto e da ILPF.

Ressalta-se também a importância da utilização da ILPF para incorporação de áreas de pastagens degradadas em produção de grãos e como possibilidade de recuperação de pastagens, diminuindo a pressão sobre as florestas e aumentando a produtividade da agropecuária.  

Realização e parceiros

 O Dia de Campo Safrinha 2017 é uma realização da Embrapa Rondônia e conta com o apoio da Rede de Fomento ILPF, Prefeitura Municipal de Vilhena, Central Agrícola, FMCBayerAgroeste, Santa Helena Sementes, Sementes BiomatrixLimagrainDisavelCargillRicalAmaggiConabTratoronSoespNufarmSemealiAgropel Sementes e Adama.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?