Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Emater-RO apresenta relatório de atividades e plano de trabalho aos deputados na comissão de agricultura

Deputados tiveram a oportunidade de conhecer o Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater) produzido pela Emater-RO

Emater-RO apresenta relatório de atividades e plano de trabalho aos deputados na comissão de agricultura

Nesta quarta feira o presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater-RO) apresentou aos deputados estaduais na comissão de agricultura da Assembléia Legislativa, o plano de trabalho da entidade para atendimento dos produtores rurais de Rondônia, especialmente os da agricultura familiar, atendendo convite da própria comissão, presidida pelo deputado Cirone Deiró.

A apresentação do presidente Luciano Brandão foi prestigiada por todos os membros da comissão de agricultura, que ouviram com muita atenção a explanação, amplamente ilustrada com imagens e gráficos que demonstravam com clareza os resultados alcançados no primeiro ano de trabalho dessa gestão. Também, apresentou  os projetos que já estão em execução para melhorar a eficiência do serviço de assistência técnica prestada aos agricultores familiares do Estado.

Os deputados conheceram o Sistema de Gerenciamento de Ater (Sigater) produzido pela Emater-RO, programa informatizado que transforma o modelo de gestão e registros das atividades, que era arcaico com registros físicos e que de agora em diante será totalmente automatizado, desde o planejamento até a execução da atividade na propriedade rural. A assistência técnica prestada é lançada no sistema através do uso de um tablet, e imediatamente é impressa uma via para o produtor,  e ainda pode ser acompanhada em tempo real no sistema, por todos os níveis de supervisão e gestão da autarquia. Esse sistema foi apresentado pela direção da Emater-RO  na Agencia Nacional de Assistência Técnica e Extensao Rural (Anater) e Ministério da Agricultura, Ocasião em que recebeu amplos elogios e solicitação para implantação em outras unidades da federação.

O presidente Luciano ainda falou sobre o aplicativo para smartphones, denominado “Minha Emater” que proporcionará o atendimento à distância, facilitando o contato técnico produtor, para sanar dúvidas e se necessário o agendamento de visita técnica para solução do problema.

Questionado pelo deputado Lazinho da Fetagro, sobre redução nos atendimentos da Emater-RO às famílias rurais, o presidente informou que na verdade não há essa redução, porque a programação prevê o atendimento a 131.658 atendimentos, o que muda é a forma de atendimento, porque agora estão sendo atendidos intensivamente 14.060 propriedades cadastradas, que recebem atenção mensal do técnico, por um período determinado, para garantir eficácia no desenvolvimento.

As propriedades cadastradas e atendidas intensivamente ajudarão a alavancar o desenvolvimento local, na medida em que servem de modelo para toda a vizinhança, provocando um efeito multiplicador das tecnologias adotadas, e poderão ser usadas como unidades didáticas para a realização de eventos educativos de pequeno ou grande porte como dias de campo e outros.

Os deputados embora tenham insistido na questão da ampliação do número de famílias a ser assistidas, reconhecem as limitações que ainda se impõem, por questões relativas a pessoal e logística em geral, “a Emater está no caminho certo, com o uso da tecnologia pode atender muito mais agricultores com menos técnicos”, disse o vice presidente da comissão agricultura, deputado Lazinho.

O Deputado Lebrão parabenizou todo o corpo técnico e administrativo da Emater-RO, e foi seguido presidente da comissão deputado Cirone Deiró que afirmou que Emater-RO está no caminho certo e os números mostram a importância da Emater-RO para a sociedade rondoniense, por fim assegurou seu apoio aos trabalhos da Emater-RO, e disse que a comissão de agricultura é uma parceira para continuidade dos trabalhos da autarquia.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?