#Agricultura
Emater-RO reúne gerentes de campo e propõe ampliação de meta
A direção da Emater-RO reuniu nesta terça feira, 14, os gerentes de escritórios locais do Território Madeira Mamoré, em Porto Velho, para tratar dos ajustes no planejamento 2017, entres os pontos tratados relativos ao desempenho extensionista na execução da programação anual, o presidente destacou a necessidade de ampliar as metas de assistência técnica, para alcançar no mínimo 90% dos agricultores familiares.
A principal dificuldade nestas localidades é o acesso restrito ao transporte fluvial e as grandes distancias, condição esta que aumenta muito os custos operacionais, foi o que demonstrou a apresentação do gerente do escritório local de Calama, distrito de porto velho que fica próximo a foz do Rio Machado.
O relatório de atividades 2016 demonstra o atendimento de 72 mil famílias rurais em todo o Estado, o que representa quase 70% dos agricultores familiares rondonienses.
A universalização dos serviços públicos como a assistência técnica e extensão rural é uma vontade do governo, amplamente manifestada pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e um desejo de organizações de agricultores como a Fetagro.
A ampliação do índice de atendimento ao público prioritário da extensão rural, depende apenas de uma maior atenção nos registros diários de atividades e da adoção de práticas metodológicas que priorizem o uso de metodologias grupais e massivas, em vez de métodos de atendimento individual, disse o presidente Francisco Coutinho, que propôs ainda como meta mínima para a Emater-RO, o alcance de 90% das famílias agricultoras, com assistência técnica e extensão rural.