#Agricultura
Emater vai apresentar seis variedades de capim durante a 8ª Rondônia Rural Show em Ji-Paraná
Área piqueteada deverá receber as sementes de seis variedades de capins ainda essa semanaJá estão sendo preparados os piquetes aonde serão plantadas seis variedades de capins que prometem maior produtividade aos gados de leite e de corte. A demonstração ocorrerá na vitrine tecnológica da 8ª Rondônia Rural Show, feira de tecnologia e oportunidade de negócios que acontece de 22 a 25 de maio no parque tecnológico Vandei Rack, em Ji-Paraná.
As preparações iniciaram há duas semanas com a regularização do solo, que já está recebendo correção com calcário antes do plantio das sementes. Os produtores rurais terão acesso ao funcionamento do manejo de capineiras das variedades Mombaça, Zuri, Piatã, Paredão MG-12, Braúna MG-13 e Anapiê.
Os serviços estão sendo executados por técnicos da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), na área específica do órgão, que apresentará outros atrativos ao homem do campo, especialmente ao agricultor familiar.
“O manejo de pastagem é um carro-chefe da Emater, pois é nossa obrigação explicar com bastante propriedade o funcionamento do manejo para o agricultor colher bons frutos, nesse caso: leite e carne”, disse o gerente regional do escritório da Emater em Ji-Paraná, o agrônomo Antônio de Assis.
Além do capim, o agrônomo da Emater adianta que no espaço da entidade na vitrine tecnológica o visitante terá oportunidade de conhecer e aprender sobre técnicas de outras culturas como o café clonal, graviola, horta no formato de mandala, aves, ovinos e o urucum.
O urucum é uma planta que vem sendo cultivada em larga escala em Cabixi, no Sul de Rondônia, e no distrito de São Domingos, no Vale do Guaporé, as duas maiores localidades produtoras do urucum em Rondônia.
A 8ª Rondônia Rural Show é organizada e realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri) ininterruptamente desde 2012. A feira deverá receber em 2019 público estimado de 100 mil pessoas durante os quatro dias.