#Agricultura
Embrapa alerta para praga letal do coqueiro
A praga já se encontra presente em diversos países do Caribe e sua identificação precoce ainda é a principal medida de controleO amarelecimento letal do coqueiro é uma das mais graves doenças que afetam a cultura e com grande risco de entrada no Brasil. O objetivo é alertar a população quanto à entrada da doença no País, Para detectar a sua presença no coqueiral é preciso realizar exames laboratoriais.
Plantas susceptíveis podem morrer de 3 a 6 meses após o aparecimento dos primeiros sintomas do amarelecimento letal. A praga já se encontra presente em diversos países do Caribe e sua identificação precoce ainda é a principal medida de controle.
O amarelecimento letal é uma praga quarentenária ausente no Brasil. É uma doença causada por fitoplasmas transmitidos por insetos e ataca coqueiros e outras palmáceas. Ela já atingiu coqueirais da África, Costa Atlântica, América do Norte e várias ilhas da América Central e Caribe. Nos últimos 30 anos, cerca de 50% dos coqueiros da Flórida e 80% dos coqueirais da Jamaica morreram em consequência do amarelecimento letal. Registrada a doença em uma área, a paisagem muda em questão de meses. Os coqueirais afetados ficam, na fase final da doença, com os troncos sem folhas, lembrando postes após uma explosão.
Por essa razão, a Embrapa Tabuleiros Costeiros, a Embrapa Roraima e a agência francesa de pesquisa agronômica (La Recherche Agronomique pour le Développement – Cirad) estão alertas caso a doença chegue ao País.