#Agricultura
Expectativa da Câmara Setorial do Café de RO para 2022 é colher 2 milhões de sacas
A Câmara Setorial do Café de Rondônia já tem uma previsão do número de sacas que devem ser colhidas em 2022. Segundo o presidente da entidade, Ezequias Brás da Silva Neto, o ‘Tuta Café’, a previsão é fechar o período com 2 milhões de sacas de café colhidos.
“Nós fechamos a colheita de 2021 com 1,6 milhões de sacas de café colhidos. A expectativa para esse ano é superar essa quantidade. Acreditamos que o estado conseguirá atingir esse número, tendo em vista que estamos contando com um fator que contribui muito com a colheita, que são as chuvas”, afirmou Tuta.
Segundo ele, as chuvas favorecem a qualidade da lavoura, produzindo grãos granados e aumentando o rendimento e o desenvolvimento. “Esse ano de 2022 será de qualidade para o café de Rondônia”, acredita o presidente.
Para a colheita
A dica de ouro que o Tuta sempre deixa para os produtores antes das colheitas, é que esperem os grãos madurarem antes de colherem, somente isso já melhora e muito a qualidade do café de Rondônia, que vem crescendo ano após ano.
Segundo o presidente da Câmara Setorial, essa melhoria na qualidade é reflexo de uma atenção especial que a cultura vem recebendo como: ações que fornecem informações aos produtores, quanto à forma correta do plantio de mudas clonais, como tratar essas mudas, formatos de irrigação e informações sobre novas tecnologias e colheitas. Tudo isso contribui para o melhor cultivo da lavoura e a qualidade do grão.
Segundo a Câmara Setorial do Café, em Rondônia há cerca de 20 a 22 mil famílias que vivem do cultivo do café. A área rural de Nova Brasilândia D’Oeste é o município com a maior produção do grão.