Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Fortalecimento da agricultura familiar marca ações da Emater Rondônia, em 2022

Programa “Peixe Saudável” trouxe tecnologia de ponta diretamente ao piscicultor, por meio do laboratório móvel.

Fortalecimento da agricultura familiar marca ações da Emater Rondônia, em 2022

Mais um ano se encerra e com ele, a certeza de estar no caminho certo para a consolidação de uma agricultura familiar mais forte, moderna e rentável. O reconhecimento nacional em culturas como café, cacau, leite e peixe e seus produtos exportados a vários países têm elevado Rondônia ao patamar de incontestável potencialidade agroeconômica. Nesse contexto, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater/RO, com sua experiência e compromisso, teve um papel essencial ao desenvolvimento rural sustentável.

Ao longo desses 51 anos de prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural, a Emater/RO tem contribuído muito para que Rondônia se transformasse em uma grande potencialidade agrícola. A retomada dos serviços sob a tutela do Estado, trouxe vastos investimentos em capacitação de recursos humanos, reestruturação e instalação de novos escritórios, aquisição de veículos e equipamentos, além de viabilizar o acesso às informações, por meio de inovações tecnológicas e modernização dos serviços prestados.

Os dois últimos anos foram desafiadores para os serviços de assistência técnica e extensão rural. Vencidos esses desafios e superando-se a cada dia, a Emater Rondônia deu um salto tecnológico além do esperado, implantado o Sistema de Gerenciamento de Ater – Sigater, um dos melhores do País, e facilitando o acesso do produtor rural ao atendimento de Ater, através do aplicativo “Minha Emater-RO”.

Em 2022, com ações voltadas para o fortalecimento da produtividade e produção, a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural executou as políticas públicas de governo, fomentadas pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, com mais de 140 mil atendimentos em cursos, palestras, visitas técnicas, demonstrações de métodos, orientações e assistência técnica dirigida. São ações que fizeram a diferença para o desenvolvimento do setor agropecuário familiar, com destaque para programas e projetos nos setores produtivo, econômico, social e ambiental.

Além das políticas públicas de fortalecimento e desenvolvimento da agricultura familiar, o governo tem investido em estrutura que permite à Autarquia prestar uma assistência técnica mais efetiva. Para o governador Marcos Rocha, a reestruturação dos serviços de Ater é um dos pontos de desenvolvimento contemplado dentro do plano estratégico, “dentre nossas prioridades estava o fortalecimento dos serviços de assistência técnica e extensão rural no Estado. Temos investido em estrutura que permite à Autarquia prestar uma assistência técnica mais efetiva. A expectativa para 2023 é que muito mais possa ser feito, pois é através da extensão rural que as famílias rurais alcançarão uma melhor qualidade de vida”, ressaltou o governador.

PRODUÇÃO AGRÍCOLA
No setor produtivo, pode-se destacar o programa “Plante Mais”, com a distribuição de cinco milhões de mudas de café e 600 mudas de cacau em 2021 e três milhões e meio de mudas de café e 150 mil mudas de cacau em 2022.

Essas culturas ganharam mais visibilidade com os concursos de qualidade e sustentabilidade, realizados pelo governo estadual como o Concafé e o Concacau, levando o café de Rondônia ao reconhecimento em nível nacional, por meio do concurso “Coffee of The Year”, realizado em Minas Gerais, entre outros no País, em que Rondônia obteve excelentes colocações.

O programa “Mais Calcário” tem beneficiado os produtores rurais com transporte gratuito do calcário até a sede de seu município. Neste ano o programa transportou mais de 400 mil  toneladas para os 52 municípios do Estado;

PECUÁRIA LEITEIRA

Na bovinocultura destacam-se os projetos: “Inseminar”, com fornecimento de 9.441,33 litros de nitrogênio subsidiado para aplicação de biotecnologia reprodutiva em rebanhos leiteiros; “Leite à Pasto”, de fomento à produção leiteira, com fortalecimento da cadeia produtiva do leite e potencialização do sistema de produção, onde foram entregues kit´s (cerca elétrica com eletrificador) para incentivo ao manejo de pastagem rotacionado; “Granelização”, com repasse de tanques de resfriamento, incentivando a melhoria da qualidade do leite armazenado.

PISCICULTURA
A piscicultura, com o programa “Peixe Saudável”, proporciona incentivo à produção com atendimento particularizado ao piscicultor da agricultura familiar e levou o peixe de Rondônia a ganhar visibilidade nacional e internacional com o festival do Tambaqui da Amazônia; abrindo novos mercados dentro e fora do País. Este programa também trouxe tecnologia de ponta com os atendimentos realizados diretamente ao piscicultor, por meio do laboratório móvel, que faz toda a análise de água necessária para, por exemplo, obtenção do licenciamento ambiental junto à Secretaria de Estado do Meio Ambiente – Sedam.

MEIO AMBIENTE
A parceria firmada entre o governo de Rondônia e a agência alemã de cooperação internacional Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) está proporcionando a implantação do projeto “Paisagem Sustentável da Amazônia”. Este projeto visa a gestão integrada para conservação, recuperação e uso sustentável dos ecossistemas amazônicos, que será implementado e monitorado junto às propriedades rurais.

A renovação da frota de veículos ao longo da atual gestão, com aquisição de Pick-ups utilitárias e camionetes, furgões, caminhões baú e caminhão criogênico, foi de valiosa importância para atividades voltadas à piscicultura, distribuição de nitrogênio, Consultec, que leva consultoria técnica na propriedade, Rufião, proporciona atendimento para melhoria do rebanho leiteiro na propriedade, como ultrassom, vaginoscopia e outros necessários à saúde animal.

ÁREA ECONÔMICA E SOCIAL
Na área social destacam-se: o “Programa de Aquisição de Alimentos – PAA”, cujos recursos financeiros oriundos das esferas federal e estadual proporcionam a compra direta da agricultura familiar com doação imediata às entidades sociais para atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. Somente em 2022 foram investidos R$ 3.750.000,00 em compra direta.

O programa “Mamãe Cheguei”, executado em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social  -Seas, trouxe um alento às gestantes de famílias de baixa renda, na zona Rural. As futuras mamães receberam, além de orientações para a chegada de seu bebê, um enxoval contendo necessidades básicas para seus primeiros dias de vida.

No setor econômico, o programa de “Verticalização da Produção Agropecuária da Agricultura Familiar” – Prove contribuiu para tirar o produtor rural da informalidade através da regularização de seu empreendimento familiar. Em 2022 foram cadastradas 230 agroindústrias e 57 empreendimentos beneficiados com a Anotação de Responsabilidade Técnica – ART, da Emater/RO.

Por meio do programa de “Fomento”, foi proporcionado acompanhamento social e produtivo com transferência de recursos financeiros às famílias em condições de extrema pobreza. Cada produtor assistido por este programa recebeu, individualmente, o valor de R$ 2.400,00 não reembolsáveis para investimento em projeto produtivo.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?