#Agricultura
Gado de leite, banana e mandioca garantem sustento a mais de 70 mil famílias de pequenos produtores em Rondônia
Milhares de familiares tiram seu sustento de alimentos produzidos em suas pequenas propriedades.O Estado de Rondônia possui um efetivo de 17,6 milhões de cabeças de gado. Desse total, a maioria faz parte da pecuária de corte, pouco mais de 14 milhões. O município que mais possui gado em seu território, é Porto Velho, seguido por Nova Mamoré, Buritis e Ariquemes, segundo informações da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril – Idaron. Por outro lado, o plantel destinado à produção de leite chega a 2,8 milhões de cabeças. Rondônia ocupa a 9ª posição no Brasil com 1,6 milhão de litros/dia. Os municípios de Jaru, Ouro Preto do Oeste, Machadinho, Nova Mamoré e Porto Velho despontam na produção diária.
Na agricultura familiar, a banana e a mandioca dominam as culturas produzidas pelos produtores rurais. Somada à produção de leite, outra cadeia que envolve centenas de pequenos produtores, mais de 70 mil famílias retiraram o sustento diário a partir dessas atividades. Segundo o Ministério da Agricultura, Rondônia ocupa o 4º lugar na produção de mandioca no Norte brasileiro, liderado internamente por Porto Velho, Candeias do Jamari e Jaru.
Já com o plantio da banana, Rondônia está em 3º lugar no Norte do Brasil. Internamente, a Capital lidera a produção da frutífera, seguido por Buritis e Cacoal. O arroz e o feijão, como dependem de mecanização, utilizam pouca mão de obra familiar, mas as culturas apresentaram excelentes dados de produtividade comparado a outros estados.
POTÊNCIA AGRÍCOLA
O governador de Rondônia, Marcos Rocha diz que é muito importante o apoio dos órgãos de assistência técnica para garantir o fortalecimento da agricultura familiar. “Milhares de familiares tiram seu sustento de alimentos produzidos em suas pequenas propriedades, que alavancam nossa economia e garantem mais qualidade de vida a essas pessoas”, enfatizou.
O titular da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Luiz Paulo vê com alegria os números divulgados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária – MAPA e Idaron, comprovando a robustez da agricultura rondoniense. “Prova que estamos no caminho certo, orientando nossos produtores e cuidando da nossa cadeia produtiva”, finalizou.