#Agricultura
Ganhador do 7º Concafé revela o segredo para ter o melhor café de Rondônia
João Alves da Luz foi o campeão. Ele é morador de Cacoal e conquistou 84 pontos na categoria qualidade do café.Foi grande o cuidado com os grãos de café apresentados por João Alves da Luz e família, para a 7ª edição do Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé) 2022. Mas no final, toda a dedicação valeu a pena, pois conquistaram 84 pontos, garantindo o 1º lugar na categoria qualidade do café. Em reconhecimento ao bom trabalho, eles receberam como prêmio um trator cafeeiro LSR65 Cabinado da LS Tractor, patrocinado pela empresa MaquiParts, com sede em Vilhena e loja em Porto Velho.
João e a família moravam no Espírito Santo, mas em busca de melhor qualidade de vida, em 1.986 vieram para Cacoal. E foi no sítio Coração de Mãe, na linha 12, que iniciaram a plantação de café.
“Por 20 anos vivemos do café, mas em 2006, desmotivados pelo baixo preço pago pela saca do grão, desistimos da lavoura. Trabalhar com o café era algo que nos fazia feliz, então dois anos depois, com o incentivo da Secretaria de Agricultura de Cacoal, voltamos a plantar”, contou João Luz.
Na primeira edição do Concafé a família passou a cultivar o Robusta Amazônico e investir na qualidade do grão. A produção é familiar, feita por João Luz, a esposa Nilcineia, Magaiver, Janiele e Izabela.
“Participamos de praticamente todas as edições do Concafé. Em 2018 ficamos na 14ª colocação, em 2021 em 3° lugar e este ano conquistamos o 1° lugar”, comemorou João.
Essa vitória não foi fácil, o trabalho foi constante e muitas vezes feito de forma manual, como foi o caso da separação dos grãos para montar as cinco sacas de café apresentadas para o Concafé 2022.
“Colhemos os grãos maduros, lavamos, retiramos os boias e fizemos a primeira seleção à mão. Ele ficou na bomba fermentando por 12 dias. Em seguida, colocamos na sombra para secar. Nos dois primeiros dias mexíamos a cada 30 minutos e durante a noite posicionamos os grãos espalhados. Para secar totalmente foram necessários 16 dias. Levamos para o beneficiamento e após essa fase, fizemos uma nova seleção dos grãos de forma manual, montando as cinco sacas de café para apresentar para o concurso”, detalhou Luz.
Com todo esse trabalho a família já espera uma boa colocação no concurso, mas o 1º lugar foi uma surpresa. A vitória merecida garantiu como prêmio um trator cafeeiro LSR65 Cabinado da LS Tractor, avaliado em R$275 mil, que será utilizado no manejo da lavoura. E para os agricultores que também produzem café com qualidade, a Família Luz deixa uma mensagem.
“Temos que trabalhar com amor e dedicação, porque o futuro da cafeicultura está exigindo qualidade. Um trabalho bem feito, plantando sementes boas, com certeza renderá bons frutos”, afirmou Nilcineia.
O concurso reuniu 157 inscrições de produtores de 20 municípios do estado.