Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Laboratório Químicos firma termo de cooperação com município de Rolim de Moura, RO

Serviço permitirá que os produtores ligados a agricultura familiar sejam beneficiados com análise de solo e consultoria agronômica.

Laboratório Químicos firma termo de cooperação com município de Rolim de Moura, RO

Um termo de cooperação firmado entre a prefeitura de Rolim de Moura (RO), por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e o Laboratório Químicos, permitirá que os produtores ligados a agricultura familiar sejam beneficiados com análise de solo e consultoria agronômica. De acordo com o gerente comercial do laboratório Químicos, Alberto Lopes Bela Filho, essa parceria visa prestar serviços de assessoria aos pequenos produtores que comercializam os produtos nos mercados, feira municipal e para merenda escolar do município.

 

Laboratório Químicos

O Laboratório Químicos atua no Estado de Rondônia há três anos, com sede em Rolim de Moura. Nesse período, a empresa já construiu uma história positiva com resultados seguros e de qualidade das análises executadas. O laboratório oferece serviços de análises agronômicas, de solo, água, efluentes e calcário, sempre seguindo os padrões da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Agora o laboratório irá realizar mais dois tipos de análises: foliar e de fertilizantes. Essas duas novas análises nos tornarão pioneiros nesse trabalho, já que seremos o primeiro laboratório de Rondônia a realizar esse tipo de serviço. A análise química do solo é uma ferramenta indispensável para se aumentar a produtividade e evitar gastos desnecessários no uso de corretivos e fertilizantes”, afirmou Alberto.

O engenheiro agrônomo e gerente regional da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) da Zona da Mata, Alexandre Venturoso, defende que a análise de solo é peça fundamental para o produtor conhecer o solo existente na propriedade rural.

“Conhecer o solo é a base do planejamento da produção dentro da propriedade. Nós como extensionistas rurais prezamos para que todos os produtores realizem as  análises de solo, pois dessa forma eles terão o conhecimento de como está o solo. Ainda mediante a essa análise, o produtor poderá fazer um planejamento, sobre a correção do solo, por meio da calagem e quanto a adubação do plantio”, explicou o engenheiro.

Venturoso afirma ainda, que independentemente de qual atividade agronômica o produtor implante na propriedade, a análise de solo é fundamental para todo o processo. “Através desta análise é que o técnico planejará todas as ações de plantio na área rural”, afirmou.

O secretário Municipal de Agricultura (Semagri) de Rolim de Moura, Dionísio Pereira Braga, ou ‘Goiaba’, destaca a importância em se ter um laboratório especializado em análise de solo instalado em Rolim de Moura. Goiaba lembra que no passado, as análises precisavam ser feitas fora do Estado de Rondônia, realidade bem diferente atualmente com o trabalho desenvolvido pelo Laboratório Químicos.

“Nós somos privilegiados em termos a Químicos, um laboratório bem-conceituado, que trabalha nessa área. E destaco que antes de iniciar qualquer produção, os produtores devem fazer uma análise de solo, pois dessa forma poderão saber a melhor maneira de preparar a terra, sendo orientados, por exemplo sobre qual adubo usar, para ter sucesso na lavoura, plantio. Nós temos essa parceria com eles e estamos muito felizes com o trabalho desenvolvido no município e no Estado”, destacou o secretário.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação

 

Imagens Relacionadas

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?