#Agricultura
Maquinários e mudas de café são entregues pelo governo do estado em Cacoal
Cerca de 12.719 mudas de café fora doadas aos cafeicultores”Sem essa doação de mudas não poderia produzir esse ano”. A dificuldade do produtor rural Belmiro Raash, 54 anos, e outros pequenos cafeicultores do município de Cacoal foi superada com a doação de 12. 719 mudas de café pelo governo de Rondônia. A solenidade de entrega das mudas foi realizada no sábado (25) pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, juntamente com o secretário de Estado da Agricultura, Evandro Padovani. Na mesma ocasião, também foram destinados ao município um trator, uma grade e uma carreta, recurso da bancada federal através do Programa Calha Norte.
Belmiro é natural do Espírito Santo, mora no município de Cacoal desde 1972, e desde os nove anos de idade está envolvido com a cafeicultura, uma fonte de subsistência da família. Morador da Linha 22, ele possui 2,5 hectares de plantio de café e agora terá a produção reforçada com mais 2, 2 mil mudas. ”Isso é maravilhoso, essas mudas são muito importantes para mim. Louvo a Deus e agradeço por essa doação. Vai me ajudar muito”, conta.
A solenidade de entrega dos maquinários e mudas de café contou com a presença de parlamentares, da prefeita do município, e do presidente da Câmara Setorial do Café, Ezequias Braz da Silva Neto, conhecido por Tuta Café. ” O café já deu tanto resultado para Rondônia e temos a certeza que o agro vai revolucionar o Estado como já vem revolucionando”, avalia Tuta.
O governador garantiu que o agronegócio continuará recebendo incentivo para se expandir ainda mais, inclusive o fomento as cadeias produtivas faz parte do Plano Estratégico do governo. Produções essas que estarão em exposição na 9ª Rondônia Rural Show Internacional, em maio, e que contará com a presença do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
Marcos Rocha propôs para Cacoal não só o avanço no produção de café, uma vez que Rondônia ocupa lugar de destaque no ranking dos melhores cafés do Brasil, mas também do cacau que é cultivado no Estado com mudas resistentes a pragas. ” Cacoal tem que voltar a ser a terra do cacau e café”, disse, sendo aplaudido pela população que tanto almeja isso.
O secretário da Agricultura, Evandro Padovani explicou que em 2019 foram adquiridas 560 mil mudas de café e que para esse ano, com orçamento planejado pela gestão do governador Marcos Rocha, será possível ampliar para 3 milhões de mudas previstas para serem adquiridas no segundo semestre. ”São mudas com alta genética, de qualidade e muito produtivas”, garante Padovani.
Os maquinários repassados ao município fazem parte de uma ação inédita em Rondônia. De acordo com o governador, com o trabalho de planejamento e controle de gastos foi possível comprar os maquinários previstos com recurso de emenda coletiva da bancada federal, com um preço abaixo do previsto e com a sobra de R$ 20 milhões foram adquiridos novos equipamentos.