Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Medidas de fiscalização da produção de soja serão discutidas durante seminário em Vilhena

Medidas de fiscalização da produção de soja serão discutidas durante seminário em Vilhena

No dia 07 de novembro ocorrerá o Seminário sobre o Controle da Ferrugem Asiática da Soja em Rondônia, no município de Vilhena. O evento será no auditório da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv). Os interessados em participar devem inscrever-se, gratuitamente, por meio do e-mail idaron.vegetal@hotmail.com. Há 100 vagas disponíveis.

O seminário é uma realização da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e setor produtivo.

Na parte da manhã, haverá palestras sobre a fiscalização da soja; produção de soja; e avaliação das medidas legislativas para manejo da ferrugem asiática da soja em Rondônia. Durante a tarde, serão apresentadas as medidas fitossanitárias para prevenção e controle da ferrugem asiática da soja e sobre a proteção fitossanitária como ferramenta da sustentabilidade da produção de soja no Mato Grosso. Nos dois períodos haverá debate com mesa moderadora.

“Esta vai ser uma oportunidade de debater a fiscalização com os produtores e a importância de fiscalizar para garantir que a produção corra o mínimo risco de ter praga”, fala o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.

Fiscalização da produção de soja

No Estado de Rondônia, o vazio sanitário da soja, época que a produção desta cultura fica proibida ocorre entre 15 de junho e 15 de setembro. Após esse período os produtores de soja devem cadastrar as áreas produtoras na Idaron, por meio do site da instituição ou em uma unidade de atendimento até 30 de dezembro. O não cumprimento das medidas pode acarretar em multas.

Produção de soja em Rondônia

Na safra 2016/2017, foram cadastradas 1243 áreas produtoras de soja em todo o Estado, totalizando 262 mil hectares. O município com maior área de plantação de soja foi Vilhena (45 mil ha), seguido de Corumbiara (37 mil ha), Pimenteiras do Oeste (32 mil ha), Cerejeiras (29 mil ha) e Chupinguaia (22 mil ha). Já os municípios com mais propriedades produtoras de soja são: Cerejeiras (344), Corumbiara (191), Pimenteiras do Oeste (150), Cabixi (134) e Vilhena (98).

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?