#Agricultura
Rondônia celebra Dia Mundial do Café com avanços, valorização e ações para produtor
Rondônia ultrapassa produção anual de 3 milhões de sacas, e consagra-se como maior produtor da Região Norte e o 5º do país.Neste Dia Mundial do Café, 14 de abril, Rondônia reafirma sua posição de destaque na produção de café robusta de qualidade, com uma série de ações desenvolvidas pelo governo de Rondônia voltadas à valorização da cadeia produtiva. É o maior produtor da Região Norte e o 5º do país. Rondônia conta com uma área plantada de mais de 49 mil hectares destinados à cafeicultura, consolidando-se como um dos principais produtores de café robusta do Brasil. Com uma produção anual que ultrapassa 3 milhões de sacas, o estado demonstra a força do setor, que alia tecnologia, manejo sustentável e o empenho dos produtores rurais para alcançar altos índices de produtividade e qualidade.
Entre os eventos comemorativos, a Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), em parceria com instituições públicas e privadas, realizou a 1ª Feira Robustas Amazônicos, no segundo semestre de 2024, foi um marco importante, reunindo cerca de 30 expositores, produtores, investidores e apreciadores. O público teve a oportunidade de degustar cafés especiais da região, gerando negócios, parcerias e consolidando o estado como referência em cafés sustentáveis e de excelência.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressalta o impacto positivo da cafeicultura à economia e imagem do estado. “O café de Rondônia tem conquistado o mundo. Hoje somos reconhecidos pela qualidade, e o governo do estado continuará investindo para dar ao produtor, as condições necessárias para crescer, gerar renda e levar o nome do estado cada vez mais longe.”
Com uma programação focada na produção sustentável, a Feira destacou iniciativas como o ConCafé, concurso que premia os melhores produtores de robusta, e o programa Plante Mais, que distribui mudas de qualidade para fortalecer a agricultura familiar. Outro destaque foi o Pró-Café, que oferece incentivos fiscais à industrialização do café rondoniense, agregando valor ao produto local. Esses programas, somados ao projeto de Seleção de Clones de Cafeeiros, demonstram o compromisso técnico com o aumento da produtividade e uniformidade dos grãos.
O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, pontuou o aspecto das ações. “Estamos avançando com políticas estruturadas para dar suporte ao produtor, desde a escolha dos melhores clones até o incentivo à comercialização e industrialização. Rondônia tem potencial e já está colhendo os frutos de uma cafeicultura moderna, sustentável e competitiva.”
ENTREGA DE EQUIPAMENTOS
Recentemente, 29 secadores de café, que beneficiará pequenos e médios produtores de sete municípios, foram entregues, pelo governo de Rondônia, na regional da Seagri, em Ji-Paraná. A ação marcou o avanço no fortalecimento da cafeicultura no estado, que tem se destacado no cenário nacional. A aquisição dos secadores foi possível graças à uma emenda parlamentar de mais de R$ 5 milhões, que permitiu a compra das 29 unidades, cada uma no valor de R$ 179 mil. Os secadores, de tecnologia, são do modelo estático de fogo indireto, projetados para melhorar a secagem do café, um processo crucial para garantir a qualidade do produto final dos municípios de Rolim de Moura, Cacoal e Vilhena.
As ações em parceria com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec) e Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon) reforçam a transformação vivida pela cafeicultura rondoniense, que alia tradição e inovação. Com apoio técnico, políticas públicas eficientes e a força do agricultor, Rondônia se consolida como uma potência cafeeira da Amazônia, celebrando não apenas uma data simbólica, mas um futuro promissor para o setor.
TURISMO DO CAFÉ
A Rota Turística do Café percorre os municípios de Cacoal, Nova Brasilândia d’Oeste, Alta Floresta d’Oeste e Alto Alegre dos Parecis, tem atraído cada vez mais visitantes, impulsionados, tanto pelo aumento na produção quanto pelos incentivos do governo de Rondônia. O roteiro da Rota do Café, criado pela Superintendência Estadual de Turismo (Setur), passa pelo município de Cacoal, onde o cultivo de café é predominante. A cada ano, mais turistas conhecem a hospitalidade dos produtores locais e a beleza das paisagens.