#Agricultura
Rondônia celebra melhores cafés e surpreende pela qualidade
Um grande evento marcou a entrega dos prêmios do II Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), ontem. Cacoal, município rondoniense de maior produção cafeeira, recebeu cerca de 500 cafeicultores de diferentes regiões do Estado que apresenta o maior potencial de crescimento produtivo do Brasil. E os resultados foram excelentes.
Na primeira edição, em 2016, Arnelei Sérgio Kalk venceu entre 184 inscritos com 83 pontos, segundo a metodologia de classificação da SCA, pontuação boa. Esse ano, com 231 participantes, aumento de 25% no número de inscritos, o melhor desempenho, em termos de qualidade, coube a Tiago Novaes Duarte, 88 pontos - pontuação surpreendente para um café Robusta na segunda edição de um concurso em uma região antes conhecida por cafés de baixa qualidade. Assim como Kalk, ele receberá R$ 12 mil em crédito para compra de equipamentos Pinhalense, principal apoiadora do concurso.
Os três primeiros no quesito qualidade serão levados por Rondônia para a Semana Internacional do Café em Belo Horizonte, mês que vem. Outro diferencial do Concafé é premiar o produtor mais sustentável, segundo o Currículo de Sustentabilidade da Plataforma Global do Café. Nesta modalidade, mais um cacoalense brilhou, Ronaldo da Silva Bento, cheque de R$ 5 mil. Controle de custos, cobertura de solo, organização e manejo adequado de defensivos agrícolas se destacam em seu sítio. Qualidade e sustentabilidade já são realidade em Rondônia, onde a cafeicultura tem todos os motivos para estar otimista.
Sobre a Pinhalense
A Pinhalense Máquinas Agrícolas conta com três unidades fabris que somam mais de 60 mil m² de planta industrial, em Espírito Santo do Pinhal (SP), onde foi fundada há mais de 67 anos. Com cerca de 710 colaboradores, tem máquinas em operação em cerca de 100 países para clientes de todos os portes, nos segmentos de café, cacau, castanha, feijão, cereais, pimenta e noz macadâmia. Detém mais de 25 patentes em diversas etapas do processamento, da recepção à exportação, e investe permanentemente em pesquisa de novas tecnologias e qualidade, para evolução dos equipamentos e instalações em funcionamento. Mais informações: http://www.pinhalense.com.br/