Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

Rondônia tem mais de 110 mil propriedades rurais com exploração agropecuária, segundo dados do Programa de Cadastro Agropecuário da Idaron

Só em 2022 foram gerados mais de 9,6 mil cadastros agropecuários, indicador que supera em 30,6% a média anual da série histórica registrada deste 2008.

Rondônia tem mais de 110 mil propriedades rurais com exploração agropecuária, segundo dados do Programa de Cadastro Agropecuário da Idaron

Nos últimos anos, em decorrência da seriedade com que as questões sanitárias tanto animal quanto vegetal têm sido tratadas, o Estado de Rondônia obteve reconhecimentos de organismos especializados promovendo repercussão internacional, fazendo do Estado referência nas políticas de prevenção de doenças de grande impacto econômico e contribuindo para torná-lo numa potência dentro do agronegócio brasileiro.

“Com mais de 110 mil propriedades rurais atuando na exploração da bovinocultura, segundo dados do Programa de Cadastro Agropecuário da Agência Idaron – PCA/Idaron, Rondônia, hoje, desponta possuindo o maior rebanho bovino dentro das áreas nacionais reconhecidas internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação, com mais de 17,6 milhões de cabeças.” Soma-se a este fato, Rondônia ter se tornado também um grande polo produtor de inúmeras culturas. Portando, sendo um dos maiores exportadores de soja, café, milho, carne, dentre outros.

A pujança do Estado, além de outros fatores – dentre eles o tecnológico –, se deve também ao crescimento do número de propriedades que optaram pela exploração da agricultura ou da pecuária. Os três municípios onde mais se registrou cadastros, em 2022, foram Porto Velho, Ariquemes e Ji-Paraná.

“Todas as propriedades rurais precisam estar cadastradas na Agência Idaron. Esse indicador, de acordo com Cleidinei Ferreira da Rocha, coordenador do PCA/IDARON, dentre as possibilidades, aponta duas causas principais para o surgimento: (i) desmembramentos de cadastros, na maioria das vezes, decorrente de venda e compra, ou motivados por resolução de espólio; (ii) geração de cadastros de estabelecimentos que, mesmo não praticando a pecuária, precisam estar cadastrados na Agência, inclusive para possibilitar a emissão de receituários agronômicos, sendo este considerado um dos maiores contribuidores pela elevação dos números, em 2022,” explica.

“Vale destacar que o cadastro de estabelecimentos agropecuários é importante e fundamental ferramenta para o atendimento rápido nas investigações de suspeitas ou foco de doenças nos animais, controle e disseminação de pragas de vegetais e identificação das explorações agropecuárias. Também ajuda no controle do uso de agrotóxicos”, acentua o presidente da Agência Idaron, Julio Cesar Rocha Peres.

PCA/IDARON

O Programa de Cadastro Agropecuário foi criado em 2020, por meio da Portaria nº 139, de 21 de fevereiro. O objetivo é o registro cadastral das propriedades rurais, com o emprego de recursos geotecnológicos, e auxiliar os demais programas mantidos pela Idaron.

“Segundo as diretrizes do Ministério da Agricultura e Pecuária, o cadastramento de explorações pecuárias representa uma das bases mais importantes do sistema de defesa sanitária animal concebido em nosso país, sua existência e manutenção são condições necessárias para classificação qualitativa do Serviço Veterinário Oficial – SVO e inclusão em zonas livres de doenças como, por exemplo, a febre aftosa e peste suína clássica”, destaca o governador de Rondônia, Cel. Marcos Rocha.

As atividades do PCA não se limitam ao registro de cadastro de estabelecimento agropecuário, também são realizados apoios aos demais setores, inclusive às gerências. Dentre as atividades citamos a promoção de treinamento aos servidores, elaboração de projetos para a Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal – ULSAV’s, com dados geográficos e imagens de satélite, elaboração de mapas estáticos, dentre outros; além das demandas externas inerentes a dados ou informações. Portanto, o Programa de Cadastro Agropecuário se mostra como um dos importantes pilares na defesa agropecuária.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?