#Agricultura
Secretários municipais de agricultura se reúnem com Seagri e Emater para debater sobre agropecuária
O Encontro do Conselho dos Secretários Municipais de Agricultura do Estado de Rondônia – Consemagri, foi realizado na segunda-feira, 30. Os secretários municipais se reuniram na Federação da Agricultura – Faperon, com autoridades do setor agrário, a exemplo do secretário de Estado da Agricultura, Luís Paulo; o presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Luciano Brandão; o superintendente do Ministério da Agricultura, Walterlins Calaça; entre outras autoridades no Estado, para debater e alinhar as necessidades dos municípios com as diretrizes da política agrícola de Rondônia.
Os secretários municipais apresentaram muitos questionamentos, principalmente em relação ao repasse de máquinas e equipamentos para as secretárias municipais e para associações de produtores, através de emendas parlamentares que as vezes não atendem ao objetivo proposto, por falta de algum implemento, haja vista que estas máquinas e equipamentos são de uso combinado. Não adianta, por exemplo, receber um trator equipado com uma ensiladeira, se não tiver uma carreta de transporte para receber o produto colhido, disse o secretário de Itapuã do Oeste.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, “as secretarias municipais de agricultura são uma extensão da política agrícola do Governo do Estado que tem fortalecido o desenvolvimento dos municípios por meio da agricultura familiar”, disse.
O presidente da Emater esclareceu sobre a necessidade de receber informações sobre a utilização dos equipamentos repassados aos municípios, pois é importante que se cumpram os programas de trabalho e se alcancem as metas estabelecidas nos convênios.
Na oportunidade o presidente anunciou ainda, que deverá encaminhar um projeto para ampliação do quadro de pessoal da Emater que se encontra defasado, para melhor atender os produtores rurais e apoiar as secretarias municipais de agricultura, e informou da aquisição de 400 barracas de feira, que estão sendo adquiridas com recursos de emenda parlamentar para atender alguns municípios.