Notícias

Guia AgroRondônia

#Agricultura

SENAR-RO 27 anos: conheça os principais resultados dos últimos anos

SENAR-RO comemora 27 anos de trabalho neste dia 24 de julho

SENAR-RO 27 anos: conheça os principais resultados dos últimos anos

Neste 24 de junho, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Rondônia (SENAR-RO) comemora seus 27 anos. Nestas quase três décadas, a instituição trilhou uma jornada de muito trabalho no que diz respeito a contribuição ao desenvolvimento do homem e da mulher do campo. Graças aos parceiros que somaram esforços nessa caminhada, o SENAR Rondônia é hoje reconhecido e tido como uma segunda casa para os produtores rurais do estado. O SENAR agradece todo o apoio e a confiança da Federação da Agricultura e Pecuária de Rondônia (FAPERON) e, em especial, os sindicatos dos produtores rurais, que são base fundamental para que os projetos do SENAR cheguem até os produtores na ponta.

Na atual gestão do presidente Hélio Dias (posse em agosto de 2015) e do superintendente Elmerson Lira (posse em janeiro de 2017), a instituição deu um passo maior e abraçou projetos ousados propostos pelo SENAR Central. Durante anos, a Formação Profissional Rural (FPR) e a Promoção Social (PS) foram os carros-chefes do SENAR. Tanto que é comum as pessoas se referirem ao SENAR como “a instituição dos cursos”, reforçando a identidade educadora do SENAR. De uns anos para cá, outros serviços passaram a compor a instituição como, por exemplo, a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), o CNA Jovem e o Mulheres em Campo.

Muito trabalho e mão na massa! Com tantas ações em campo, o SENAR-RO passou a atuar numa perspectiva de entrega de resultados. Ou seja, a missão de realizar a Educação Profissional, a Assistência Técnica e a Promoção Social, passou a ser mensurada em números. Para isto, o quadro de efetivos e de prestadores de serviço cresceu significativamente. Para a ATeG, 72 prestadores de serviços uniram esforços ao time. A instrutoria do FPR e PS somam 186 profissionais. Já o quadro interno do SENAR passou de 25 funcionários, em 2015, para 33 este ano.

Sim. Estamos crescendo. Conheça os principais programas e projetos desenvolvidos pelo SENAR Rondônia e alguns dos resultados obtidos nos últimos tempos.

FPR e PS

Os cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS) foram o carro chefe que trouxe ao SENAR o reconhecimento que a instituição tem nos dias de hoje. Ao longo destes anos, o SENAR intensificou suas ações no que tange a educação do homem e da mulher do campo e, apenas em 2019, o SENAR Rondônia capacitou, gratuitamente, 15.800 produtores rurais por meio do FPR e PS. Foram mais de 70 cursos oferecidos nas bases sindicais com o objetivo de qualificar os produtores e levar desenvolvimento ao campo por meio do conhecimento e do desenvolvimento social.

Na Formação Profissional Rural (FPR), o SENAR-RO atua na profissionalização em atividades relacionadas à pecuária, agricultura, aquicultura, avicultura, suinocultura, equinocultura, atividades relativas à prestação de serviços e agroindústrias. Já as ações de Promoção Social (PS) são desenvolvidas pelo SENAR-RO há mais de duas décadas, chegando, por vezes, onde as políticas públicas governamentais demoram chegar. Pelo PS o SENAR leva saúde, educação, cidadania, geração de renda, alfabetização, inclusão social e digital para as populações rurais. São desenvolvidas atividades nas áreas de Alimentação e Nutrição, Artesanato, Saúde, sempre com o objetivo de elevar a qualidade de vida do homem e da mulher do campo.

ATeG

O SENAR Rondônia iniciou há dois anos o programa de Assistência Técnica e Gerencial, atendendo a mais de 1800 produtores rurais em 8 diferentes cadeias produtivas (cacau, café, leite, corte, piscicultura, olericultura, apicultura e agroindústria). Por meio da ATeG, o SENAR oferece aos produtores o acompanhamento profissional qualificado. Ao todo, são 67 técnicos de campo, pessoas formadas em Agronomia, Veterinária, Zootecnia, Engenharia Florestal, Engenharia de Pesca, Técnico Agropecuário, Técnico Agrícola e outras áreas afins. Estes profissionais realizam visitas mensais aos produtores, orientam quanto às adaptações técnicas necessárias ao bom desenvolvimento da atividade e auxilia no gerenciamento do negócio rural. Cada técnico atende um grupo de 30 produtores e o programa garante o acompanhamento na propriedade por três anos. O programa iniciou em 2018 com 4 grupos, em 2019 saltou para 63 e, agora em 2020, são 67 grupos.

Alfa Campo

O SENAR Rondônia realiza um brilhante trabalho de alfabetização das pessoas do campo. Atualmente, são 275 produtores e produtoras rurais descobrindo um mundo novo por meio da leitura e da escrita. O plano é levar o projeto a todos os municípios do estado, mas com as retrações de 2020, a ampliação ficou para o ano que vem. Atualmente são 18 turmas espalhadas em 11 municípios. Além desses alunos, o alfa campo já alfabetizou outras 114 pessoas.

Rede E-TEC

Por meio da Rede E-TEC, o SENAR oferece curso Técnico em Agronegócio, totalmente gratuito, para produtores rurais e familiares. De 2016 a 2019 foram 249 alunos formados pela Rede E-TEC. Agora em 2020, são 125 alunos. O objetivo do SENAR é promover a educação profissional e tecnológica de qualidade, formar profissionais habilitados na análise, na execução e no controle dos procedimentos de Gestão e de comercialização do agronegócio. O curso é reconhecido pelo MEC e tem duração de dois anos, sendo 80% virtual e 20% presencial. Em Rondônia, a Rede E-TEC conta com polos presenciais nos sindicatos dos produtores rurais de Ariquemes, Ouro Preto do Oeste, Nova Mamoré, São Francisco do Guaporé, Vilhena e Cerejeiras. O curso prepara os alunos para um mercado em constante expansão. Isto porque o agronegócio é o carro-chefe da economia brasileira. O técnico em agronegócio pode trabalhar em propriedades rurais, indústrias, federações e associações e em empresas de pesquisa e de fomento.

Agrinho

O Agrinho – recém adotado pelo SENAR-RO – é um programa de responsabilidade social realizado em parceria com as prefeituras e secretárias de educação dos municípios participantes. O programa contribui para a formação de crianças do 2º ao 9º ano, tendo elas como meio de transformação do mundo em que vivemos. De maneira interdisciplinar, trabalha com temas relevantes, motivadores e que promovam mudanças de atitudes no meio rural. Todo material didático e pensado para promover nos alunos a transformação por meio da educação e em melhorias nas condições sociais e econômicas das famílias e das comunidades onde vivem. A inciativa teria início este ano, mas devido a pandemia o programa foi adiado para o ano que vem. Oito municípios receberão o Agrinho (Nova Mamoré; Ariquemes; Ouro Preto do Oeste; Vilhena; Colorado; Monte Negro; Cerejeiras e Pimenta Bueno).

Saúde do Homem e da Mulher do Campo

Com base na missão de levar desenvolvimento ao campo, o SENAR-RO desenvolve o programa Saúde do Homem e da Mulher do Campo por entender que a qualidade de vida envolve a saúde física. Este programa visa fortalecer a saúde das pessoas do campo de forma preventiva e educativa. Para isto, são realizadas ações que dão aos produtores das linhas mais remotas a oportunidade de se informarem e realizarem exames preventivos como prevenção, diagnóstico do câncer do colo do útero e câncer de próstata. Na parte educacional, as ações contam com palestra sobre Câncer do colo do Útero, Câncer de Próstata, Higiene Pessoal, Alimentação Doméstica, Planejamento Familiar, Doenças Sexualmente Transmissíveis, Alimentação e Nutrição e demais temas emergências na área de saúde. Esse programa é muito apreciado pela família do campo, pois o SENAR acredita que o autocuidado promove também a autoestima da população da zona rural. Em 2019, foram realizadas 16 ações voltadas à saúde do homem, sendo realizados 909 exames; e 15 ações voltadas às mulheres, com a realização de 454 exames Papanicolau.

CNA Jovem

O CNA Jovem é uma iniciativa estratégica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que por meio de capacitações do SENAR busca descobrir potenciais de liderança na juventude rural. A cada encontro, são lançados desafios para que se desenvolvam e assumam o protagonismo nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial. Os jovens são instigados a elaborar projetos, propostas de relevância ao agronegócio a nível estadual e nacional. Durante as missões são testados os conhecimentos, a criatividade, força de vontade e liderança. O objetivo é mobilizar e capacitar potenciais líderes. Rondônia participou de três edições (2014/2015 – 2016/2017 – 2018/2019). Nas duas últimas edições, Rondônia foi destaque na etapa nacional com a jovem Morganna Medeiros (2016/2017) e Érique Costa (2018/2019)

Mulheres em Campo

O SENAR criou o programa Mulheres em Campo para ampliar o protagonismo feminino na administração das empresas rurais por meio do desenvolvimento das competências empreendedoras e gestão, visando o crescimento pessoal da mulher e da propriedade rural. O programa orienta as mulheres na descoberta do potencial de cada uma delas e da propriedade, ensina a planejar e a transformar uma atividade em negócio. O Mulheres em campo, em Rondônia, teve início em outubro de 2019. Neste primeiro ano, o SENAR realizou 8 turmas, alcançando 104 mulheres.

Cidadania Rural

O Programa Cidadania Rural é desenvolvido pelo SENAR-RO em parceria com diversos órgãos do setor público. Criado em 1999, o programa tem por finalidade resgatar a cidadania do homem e da mulher do campo por meio da disseminação do conhecimento sobre seus direitos, deveres e obrigações. O objetivo do SENAR-RO é promover a inclusão social do cidadão. Para tanto, na ocasião das ações, as pessoas têm a oportunidade de emitirem documentos (Carteira de Trabalho, Título de Eleitor, RG e outros), receberem orientações técnicas de profissionais das áreas do Direito e Contabilidade, além de participarem de palestras com temas voltados à legislação do setor rural. No último ano foram realizadas duas ações. Em Ariquemes, foram 572 pessoas atendidas; e em Vilhena, 373.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?