Notícias

Guia AgroRondônia

#AGROEMPREENDEDORISMO

Produtoras rurais de Rondônia figuram lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do Agro

Ediana Capich e Carla de Freitas são as duas produtoras rurais de Rondônia citadas pela revista.

Produtoras rurais de Rondônia figuram lista da Forbes das 100 mulheres mais poderosas do Agro

O segmento do agronegócio em Rondônia está em festa, isso porque duas produtoras rurais do estado foram citadas pela influente revista Forbes Brasil, no ranking das 100 mulheres mais poderosas do Agro. Entre elas estão Ediana Capich, produtora de Novo Horizonte D’Oeste e Carla de Freitas, que atua em Chupinguaia. A lista foi divulgada pela revista no dia 15 de outubro, data em que se comemorou o Dia Internacional da Mulher Rural.

Na lista da Forbes, Carla de Freitas ocupa a 17ª colocação entre as mulheres mais poderosas do Agro no Brasil. No texto eles trazem um pequeno currículo da produtora. Carla foi a primeira presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio, criado em 2010, o mais antigo grupo de mulheres em atividade e neste ano, assumiu novamente o cargo. Ela também é um dos principais nomes da agropecuária de Rondônia, onde trabalha com a Integração Lavoura-Pecuária (ILP).

Já Ediana Capich está na 34ª colocação do ranking. Segundo a Revista Forbes, ela é a representante do movimento Mulheres do Café de Rondônia e recentemente conquistou o 3º lugar no 18º Concurso de Qualidade do Café, organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), além de ter sido campeã do concurso Coffee of The Year 2020, durante a Semana Internacional do Café.

Nós da Revista AgroRondônia conversamos com a produtora Ediana e vamos trazer para você um resumo desse bate-papo.

AgroRondônia: Ediana, conta para gente como é sua rotina de trabalho?

Ediana: Minha rotina como cafeicultora varia de acordo com períodos e é dividida com serviços domésticos. Na época de colheita eu me dedico muito na lavoura e esse processo exige mais de mim. Estou sempre envolvida com o café. No período em que não estamos colhendo, trabalho com o café que a gente mesmo produz e embala. O café me proporciona trabalho e rendimento durante todo o decorrer do ano.

AgroRondônia: Ao que você atribui a conquista do seu nome na lista da Forbes, sendo uma das 100 mulheres mais poderosas do Agro no Brasil?

Ediana: Eu recebi a notícia pelas redes sociais. Acredito que esse título veio pelo meu espírito de querer produzir, expandir, agregar conhecimento e cada vez mais conquistar. O empreendedorismo é conquistar aquilo que muitas pessoas acham que não são capazes. Transformar o pouco que temos em um trabalho com qualidade. Para mim o espirito de empreender é o mesmo que surpreender, não significa a quantidade, mas inovar e fazer bem feito, agregando conhecimento para cada dia melhorar ainda mais.

AgroRondônia: Você se considera uma mulher poderosa?

Ediana: Eu acredito que Deus capacita as pessoas e quando acreditamos nisso a gente consegue ir mais longe, ter forças para alcançar as coisas que almejamos. Então se eu tenho um Deus de poder que me capacita, então com certeza tenho algo que me eleva a ter essa grande força.

AgroRondônia: Você acredita que o seu trabalho de produtora rural inspire outras mulheres?

Ediana: Eu acredito que sim. Pois quando eu vejo outras pessoas fazendo um trabalho com qualidade e dedicação, eu sempre tento implantar isso no meu dia-a-dia. Então eu acredito que com determinação e coragem a gente inspire outras pessoas, pois elas veem no meu trabalho um ponto de apoio. A inspiração nos move para a conquista do que desejamos.

A produtora rural Ediana vai concorrer ao 6º Concurso de Qualidade e Sustentabilidade do Café de Rondônia (Concafé), que ocorre de 21 a 22 de outubro de 2021 em Cacoal.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?