Notícias

Guia AgroRondônia

#AgroIndústria

Mais de 700 propostas já estão confirmadas para Portoagro

730 propostas já foram internalizadas nas instituições financeiras oficiais e encontram-se em análise para liberação durante a 2ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis – Portoagro.

Mais de 700 propostas já estão confirmadas para Portoagro

Com a passagem da Caravana de Crédito Rural por Porto Velho nesta última sexta-feira (5), as propostas de financiamento para investimento no setor agropecuário ultrapassam somente na região do Território Madeira Mamoré, o valor de R$ 50 milhões. 730 propostas já foram internalizadas nas instituições financeiras oficiais e encontram-se em análise para liberação durante a 2ª Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis – Portoagro.

Segundo a coordenadora de reestruturação de ativos do Banco da Amazônia, Rose Hoffmann, o superintendente da instituição em Rondônia, Wilson Evaristo aumentou para um bilhão de reais (plano Safra 2016/2017) o valor a ser disponibilizado pela instituição para crédito no estado. Mais um bilhão está sendo disponibilizado pelo Banco do Brasil para financiamento através das linhas de crédito do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf). São cerca de dois bilhões de reais para investimento no setor que mais cresce no país.

Instituições da iniciativa privada parceiras também estiveram presentes no evento realizado na sede da Associação dos Empregados da Emater-RO. Veículos, máquinas, equipamentos e implementos agrícolas foram oferecidos aos interessados agilizando seus cadastros e viabilizando a elaboração de propostas para financiamento junto aos bancos.

O agricultor João Barbosa de Souza, morador da Linha G-37, em Porto Velho, está animado com as perspectivas de investir em uma agroindústria para a família. Com recursos próprios iniciou a construção de um prédio para abrigar a farinheira que pretende inaugurar em breve. Já foi beneficiado com um projeto para a construção de um poço semi-artesiano e agora pretende adquirir um veículo para transportar e comercializar o seu produto. “O investimento ajuda a gente a agregar valor ao nosso produto”, diz o agricultor que está sendo orientado pelos técnicos da Emater-RO.

OPORTUNIDADE DE CRÉDITO
Porto Velho foi a oitava parada da Caravana de Oportunidade Crédito. Agora ela segue para Extrema, onde no dia 12 deverá fazer sua última parada oferecendo oportunidade para antecipação das propostas. “Continuaremos a receber as propostas, mas após essa data a liberação deverá acontecer somente após a realização da 2ª Portoagro devido ao prazo para a tramitação dos documentos”, diz Hilton Uchoa, gerente regional da Emater-RO para a região de Porto Velho e que tem acompanhado a Caravana em todos os lugares por onde ela passou.

Adélio Barofaldi, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Rondônia (APRRO) salienta que esse “rodízio de pré-cadastro para financiamento é uma nova dinâmica de incentivo ao produtor rural” e que dará um grande salto na qualidade da feira. Ele prega ainda que as ações iniciadas na Portoagro devam ter continuidade ao longo do ano. “Tem assunto do agronegócio que não se limita ao período da feira”.

MOSTRA GASTRONÔMICA
Além das rodadas de negócio outros pré-eventos serão realizados para aquecer a economia de Rondônia. Um deles é a 1ª Mostra Gastronômica/Portoagro 2016.
Organizado pela Secretaria Estadual de Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo, Conselho Empresarial de Turismo e Sebrae, a Mostra é um evento que integra as ações da Portoagro no intuito de divulgar a potencialidade gastronômica de Rondônia com pratos elaborados com matéria prima produzida no estado. Os restaurantes inscritos estarão oferecendo opções de pratos com peixe típico local, criados para a ocasião e apresentarão o prato oficial de Porto Velho: o pirarucu Rondon.

A apresentação da 1ª Mostra Gastronômica à imprensa está marcada para às 16 horas do dia 18 de agosto, no Sesc esplanada, quando serão conhecidos os restaurantes inscritos.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?