#AgroIndústria
Programas do Ministério da Indústria e Comércio Exterior e Serviços favorecem produtores de Rondônia
“Somos um estado exportador por natureza. Estas iniciativas vão ajudar a superar os obstáculos burocráticos que dificultam as operações”,Os programas Brasil Mais Produtivo e Plano Nacional da Cultura Exportadora, lançados sexta-feira (12), em Porto Velho, pelo ministro Marcos Pereira, da Indústria, Comercio Exterior e Serviços (MDIC), farão bem a Rondônia, segundo o governador Confúcio Moura. “Somos um estado exportador por natureza. Estas iniciativas vão ajudar a superar os obstáculos burocráticos que dificultam as operações”, afirmou.
Confúcio disse que o produtor regional toma iniciativa e enfrenta as adversidades deliberadamente. “Eles exportam por conta própria”, disse o governador, diante de uma plateia formada por lideranças empresariais e políticas, na sede da Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero).
“O processo de exportação é lento e cheio de obstáculos”, disse o governador, acrescentando que os problemas enfrentados desestimulam o produtor, e todo o estado é penalizado com as riquezas que são perdidas.
Confúcio elogiou a iniciativa do MDIC que, através dos dois programas, instruirá o empresariado para que consiga realizar as operações com o comércio exterior. “Capacitadas, as empresas serão contagiadas a realizar todo o processo, e crescer com isto”, previu.
Através dos programas Brasil Mais Produtivo e Plano Nacional da Cultura Exportadora, o MDIC pretende qualificar pequenas e médias empresas para aumentar a produtividade e exportar bens.
O ministro Marcos Pereira anunciou a digitalização de todo o processo, o que deve reduzir os custos operacionais.
Em Rondônia, pelo menos duas empresas já foram selecionadas para receber o treinamento e monitoramento oferecidos pelo ministério.