#Agronegócio
Exportação de frango aumenta e China se torna principal destino da proteína
O volume de carne de frango exportado pelo Brasil aumentou em fevereiro, animando agentes do setor. Segundo dados da Secex, as exportações de produtos avícolas, considerando a carne in natura, salgada e industrializada, somaram 316,9 mil toneladas em fevereiro, aumentos de 12,4% frente ao mês anterior e de 1,5% em relação ao mesmo período de 2018.
Cerca de metade da carne de frango exportada pelo Brasil no mês passado teve como destino a China, a Arábia Saudita, o Japão, os Emirados Árabes Unidos e a União Europeia. Destes, apenas a Arábia Saudita reduziu suas compras entre os dois primeiros meses do ano, em 7%, enquanto a China expandiu em 15% as importações do produto brasileiro, no mesmo comparativo.
Com essas alterações, a China passou a ser o principal destino da carne de frango brasileira. Esse cenário, somado às vendas aquecidas no mercado doméstico, tem elevado as cotações internas da proteína.
No acumulado do mês (até o dia 14 de março), o preço do frango inteiro congelado registrou alta de 2,9% no atacado da Grande São Paulo, a R$ 4,41/kg na quinta-feira, 14. Para o produto resfriado, no mesmo comparativo, a valorização foi de 2,8%, a R$ 4,46/kg, no dia 14.