#Agronegócio
Resultados econômicos serão apresentados nesta sábado em dia de campo no Centro Tecnológico do Agronegócio de Ji-Paraná
Das 8h às 11h30 deste sábado (17), será realizado no Centro Tecnológico do Agronegócio Vandeci Rack, em Ji-Papaná, o 1º Dia de Campo sobre variadas espécies de grãos, pastagem e estudo do solo. A proposta é apresentar aos produtores rurais, técnicos e estudantes da área, os resultados econômicos das culturas demonstradas nas vitrines tecnológicas durante a Rondônia Rural Show, que aconteceu no município de 24 a 27 de maio.
Em parceria com o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra), a Gerência Regional da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) propõe mostrar na prática aos participantes do dia de campo a viabilidade econômica de diversas culturas.
No campo experimental da Emater, os visitantes terão a oportunidade de saber detalhes sobre a evolução e os lucros que trazem as plantações de batata-doce, inhame, urucum, graviola, abacaxi e café. “São culturas em expansão comercial em Rondônia. Vamos particularizar também tudo sobre o piqueteamento de pastagem”, disse o gerente regional da Emater, Antônio de Assis Gomes Furtado.
Os grãos, como o café clonal BRS Ouro Preto, feijão, arroz e soja, estão na lista dos resultados que serão apresentados pela coordenação do curso de agronomia, do Ceulji/Ulbra. “A vitrine tecnológica é um benefício para a ciência”, entende o coordenador do curso de agronomia, professor Valter Barbosa.
A criação do Centro Tecnológico do Agronegócio foi uma aspiração do governador Confúcio Moura com o objetivo de movimentar o setor produtivo por meio de pesquisas, durante todo o ano, por organismos governamentais e particulares provocando o crescimento do agronegócio em Rondônia.
No local, onde foi realizada a Rondônia Rural Show, estão presentes com campo experimentais a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Escolas Abaitará e Família Agrícola e empreendimentos da iniciativa privada. O Centro Tecnológico do Agronegócio está localizado no KM 333 da BR-364, sentido Presidente Médici.