#Agronegócio
Tecnologia, oportunidade de negócios e abertura de mercado internacional são expectativas para 9ª edição da Rondônia Rural Show
Lançada oficialmente na quarta-feira (30), o evento terá como tema a “Mulheres do Agro” neste ano.A Rondônia Rural Show, maior feira de agronegócios da região Norte, está de volta com a promessa de superar as expectativas de público e negócios dos anos anteriores. Lançada oficialmente na quarta-feira (30), o evento, que terá como tema a “Mulheres do Agro”, deverá receber mais de 200 mil visitantes em busca de experiência, tecnologia e oportunidades de desenvolvimento agropecuário e agroindustrial. Cerca de 600 expositores já confirmaram presença e a Entidade Autárquica de Assistência técnica e Extensão Rural (Emater-RO) já garantiu espaço para levar o que há de melhor em práticas agrotecnológicas.
A 9ª edição da Rondônia Rural Show, que agora leva em seu título a responsabilidade de ser uma feira internacional, será realizada no período de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Valdeci Rack, em Ji-Paraná. O evento é considerado vitrine para diversos países que já acenaram que terão representantes na feira, conhecendo o potencial do Estado, trocando experiências e fazendo negócios com os produtores rondonienses. O estado de Rondônia tem chamado atenção de investidores internacionais, prova disso é a empresa de mineração canadense que em breve estará se instalando na região de Ariquemes.
Outro exemplo está na potencialidade para produção de tambaqui que já ganhou mercado internacional e despachou sua primeira remessa para os Estados Unidos e esse tipo de negócio é apenas uma amostra do que pode sair de uma conversa dentro da Rondônia Rural Show. “A Rondônia Rural Show vem apresentando resultados desde a sua primeira edição, em 2012, e só vem crescendo”, diz o governador do Estado, Marcos Rocha.
Durante os seis dias de evento, a feira estará mostrando, através dos 600 expositores já confirmados, tudo o que há de melhor para os segmentos agrícola e pecuário. São máquinas, veículos, equipamentos, insumos, tecnologia, financiamento, soluções ambientais, sustentabilidade, entre tantos outros capazes de atender a necessidade do produtor rural, para que ele possa estar sempre à frente, garantindo preço e competitividade no mercado nacional e internacional.
MULHERES DO AGRO
Uma das novidades a ser apresentada na edição de 2022, é o foco da agricultura voltada para o desempenho da mulher no agronegócio. Nos últimos anos tem sido grande a participação delas no desenvolvimento da propriedade, muitas inclusive, encabeçando seus negócios e ganhando destaque nacional. Exemplo disso foi a grande participação das mulheres cafeicultoras no Concurso de Qualidade e Produtividade do Café de Rondônia (Concafé) e das vencedoras na Semana Internacional do Café, realizada em Minas Gerais, mostrando a potencialidade da força feminina no agronegócio de Rondônia.
VITRINE TECNOLÓGICA
Como acontece todos os anos desde a primeira edição da Rondônia Rural Show, a participação da Emater-RO na Rondônia Rural Show tem sido uma alavanca para o avanço do setor produtivo do Estado e neste ano não será diferente. Com toda estrutura já montada, a entidade autárquica estará apresentando técnicas e práticas para o bom desempenho da propriedade rural. Para isso, serão realizados durante o evento, cursos, palestras e uma vitrine tecnológica de ponta para a agricultura familiar, com manejo de pastagens, tipos de gramíneas, culturas consorciadas e piscicultura, com apresentação do programa “Peixe Saudável” e do caminhão criogênico.
Além da Vitrine Tecnológica, a Emater-RO estará com stands apresentando as culturas com grande potencial dentro do Estado, buscando desperta o interesse dos produtores rurais e difundir os programas do Governo Estadual para o fortalecimento da agricultura familiar.
A Rondônia Rural Show é uma iniciativa do Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com apoio de diversas secretarias de Estado e parceiros da iniciativa privada. A feira será realizada no período de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Vandeci Rack, no município de Ji-Paraná, saída da cidade, BR 364 sentido Presidente Médici, região Central do Estado.