#Agronegócio
Vinho brasileiro ganha espaço no mercado internacional
As exportações de vinho brasileiro vêm crescendo neste ano, impulsionadas por maiores iniciativas de promoção da bebida nacional no mercado externo, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Além disso, conforme pesquisadores do Cepea, as exportações brasileiras também foram impulsionadas pela maior demanda por espumantes.
De acordo com a Secex, entre janeiro e agosto deste ano, o Brasil embarcou 2,8 milhões de litros da bebida, aumento de 53% frente ao mesmo período de 2017. A receita obtida com essas vendas, por sua vez, somou US$ 6 milhões (FOB).
Dentre os principais destinos do vinho brasileiro estão Paraguai, Estados Unidos e Reino Unido. Para os próximos anos, a perspectiva é de crescimento para o setor, visto que a safra gaúcha deste ano vem apresentando boa qualidade, a produtividade aumentou em 2017 e também devido a projetos de incentivo ao consumo da bebida nos mercados nacional e internacional.
Vale lembrar, ainda, que a produção de espumantes do Vale do São Francisco também vem crescendo, o que pode contribuir para o aumento do volume destinado ao mercado externo.