#Agropecuária
Criminalidade no campo é tema de reunião em Rondônia
Reunião do grupo teve como tema principal a criminalidade no campo e a insegurança dos produtores com a violência no meio ruralA Comissão Nacional de Desenvolvimento da Região Norte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) se reuniu com presidentes de Federações da Agricultura da região na sexta (28), em Porto Velho (RO).
A terceira reunião do grupo teve como tema principal a criminalidade no campo e a insegurança dos produtores com a violência no meio rural. O secretário-executivo do Instituto CNA, André Sanches, apresentou o estudo “Observatório da Criminalidade no Campo” e destacou a inclusão da CNA no Conselho Nacional de Segurança Pública.
Segundo o presidente da Comissão e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, além de discutir pautas de interesse da produção rural da região Norte, a Comissão também tem o objetivo de fomentar a troca de experiências entre os integrantes.
“No caso da criminalidade, apresentamos a experiência de Rondônia e do Pará no suporte e orientação jurídica de produtores rurais diante de crimes como roubo ou furto de equipamentos e animais”, disse.
A programação contou, ainda, com uma palestra do consultor jurídico da CNA, Rodrigo Justus, sobre questões ambientais de interesse dos produtores da região. O assessor técnico da Comissão, João Carlos De Carli, também acompanhou a reunião.
Participaram do encontro os presidentes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), Hélio Dias; da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez; e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (Faerr), Silvio de Carvalho, além de um representante da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa).