#Agropecuária
Emater-RO receberá mais 21 camionetes em 2021 para atender a agricultura familiar de Rondônia
Ao longo deste ano foram entregues diversos veículos à Emater-RO.O fortalecimento da agricultura de Rondônia tem sido uma das prioridades do governo estadual que vê o setor como uma das grandes potencialidades para o crescimento e desenvolvimento econômico do estado. Reestruturar a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) faz parte dessa estratégia e visa dar mais condições para que os extensionistas rurais possam levar aos agricultores familiares as tecnologias e orientações necessárias para o desenvolvimento de suas propriedades.
Ao longo deste ano, o governo vem promovendo reformas nos escritórios e realizando a entrega de diversos veículos e equipamentos a fim de oferecer uma estrutura mais adequada e condizente com a atual realidade. Assim, foram entregues, durante o ano de 2020, equipamentos de informática, veículos utilitários e traçados, tratores, laboratórios móveis, implementos agrícolas, entre outros, todos buscando, cada vez mais, modernizar e tecnificar o campo.
A aquisição desses veículos, máquinas e equipamentos, além de recursos próprios, contaram com muita ajuda de parlamentares federais e estaduais comprometidos com o setor agropecuário rondoniense, que buscaram, junto ao Ministério da Agricultura recursos financeiros para suas aquisições. Para o próximo ano já está prevista a entrega de mais 21 camionetes, de emenda parlamentar individual da deputada federal Jaqueline Cassol.
A emenda individual impositiva nº 4149004 foi protocolada no Ministério da Agricultura, em 2019 e desde então vem sendo trabalhado a liberação de recursos para aquisição das camionetes. Em reunião recente, com o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, a deputada disse que o processo já está em tramite final para assinatura. Com isso, a previsão é que a partir de março do próximo ano, extensionistas da Emater-RO das regiões da BR-429, Zona da Mata, região do café e região cone sul do estado de Rondônia, já estejam de posse dos veículos, para melhor atender os serviços de assistência técnica e extensão rural no estado.