#Agropecuária
Fiscais da Idaron de Rondônia são aperfeiçoados para fiscalização de ovos e mel
No final de junho, 35 médicos veterinários da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) participaram de um treinamento para fiscalização de ovos e mel. O aperfeiçoamento teve parte teórica e prática, com visita a uma granja em Porto Velho, fiscalizada pelo município.
Segundo a coordenadora do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), Margarete Garbellini, o objetivo do curso foi dar mais segurança para os fiscais nas inspeções e garantir à população um produto produzido de acordo com as normas higiênico-sanitárias.
“Quando um produto não é inspecionado, a gente não pode garantir como ele foi produzido, podendo causar danos à saúde, como infecções gastrointestinais”, fala Margarete.
Na parte teórica do curso foi tratado sobre a estrutura do SIE; divisão de atividades; requisitos para habilitação de empresa; análise laboratorial; Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), entre outros assuntos.
Na parte prática, os fiscais avaliaram se a granja visitada estava em conformidade com todos os requisitos e caso não estivesse, explicar o motivo. A visita e a avaliação foram acompanhados pela médica veterinária do município responsável pela fiscalização da granja.
“Rondônia tem potencial pra produção de ovos e de mel e por isso nossa preocupação em aperfeiçoar nossos fiscais. Queremos garantir para a população que pode consumir o produto porque ele é confiável”, fala o presidente da Idaron, Anselmo de Jesus.
Todo produto de origem animal deve ser inspecionado e ter selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) ou SIE ou Serviço de Inspeção Municipal (SIM).