#Agropecuária
Idaron realiza 4º Fórum Rondoniense Para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação
O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron), realiza no próximo dia 26, em Ji-Paraná, o 4º Fórum Rondoniense para Manutenção da Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, com o tema ‘Maior Envolvimento para Vencer os Novos Desafios’.
O evento, realizado anualmente, nesta edição acontece dentro da 9ª Rondônia Rural Show, das 9h às 12h, no Centro Tecnológico Vandeci Rack (Auditório Rondoleite). O Fórum também terá transmissão ao vivo pelo canal da Idaron no YouTube.
O objetivo é envolver os setores produtivos público e privado, bem como a sociedade em geral, em um amplo debate para promover maior envolvimento nas ações estratégicas voltadas à manutenção da zona livre de febre aftosa sem vacinação.
O presidente da Idaron, Júlio Cesar Rocha Peres, destaca o protagonismo do setor privado no cumprimento das medidas adotadas pelo Governo do Estado. Segundo ele, esse comprometimento por parte do produtor foi primordial para a concretização dos projetos de interesse sanitário que possibilitaram o reconhecimento internacional como área livre de febre aftosa sem vacinação, com chancela da Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
Ele destaca ainda que a organização do meio rural fez com que Rondônia superasse a fase de combate à doença, haja vista que, há mais de 20 anos, o estado não registra nenhum foco da doença. “Com a erradicação da aftosa, o pecuarista pôde deixar de vacinar e, hoje, vivenciamos a fase de vigilância permanente”, acentua.
PALESTRAS
Além de promover um bate-papo com o produtor, para esclarecimentos e tira-dúvidas, o evento contará ainda com palestras. A programação será aberta com fala do presidente da Idaron, que fará um resumo sobre o atual cenário rondoniense em relação ao status sanitário de livre de aftosa sem vacinação.
Em seguida têm início as palestras. O primeiro tema será sobre o processo de vigilância da febre aftosa: ‘Quais os riscos envolvidos e que não podem ser esquecidos!’, com palestra proferida pelo Auditor Federal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Gabriel Sanches Torres. Em seguida a exposição será sobre ‘Habilitação de plantas frigoríficas visando o mercado internacional’, apresentada pelo Auditor Fiscal Federal do Mapa-SFA/RO, Juliano Moura Silva.
A programação segue com debates e bate-papo com o produtor sobre: ‘Vigilância participativa e continuada’ e ‘Compromissos e ações das instituições nas garantias para manutenção da Zona Livre de febre aftosa sem vacinação: Fefa, Faperon, Fetagro, Sindifrigo e Idaron’. O evento terá como moderador o Auditor Federal do Mapa-SFA/RO, João Carlos Aranha.