Notícias

Guia AgroRondônia

#Agropecuária

Prazo para entrega da nota fiscal rural é prorrogado em Cacoal

Produtores têm até dia 20 para entregar notas fiscais eletrônicas emitidas. Documento deve ser entregue na Secretaria Municipal de Fazenda.

Prazo para entrega da nota fiscal rural é prorrogado em Cacoal

Os agricultores e pecuaristas de Cacoal (RO), têm até o dia 20 de agosto para entregar as notas fiscais eletrônicas já emitidas. A Nota Fiscal do Produtor é um documento fiscal de emissão obrigatória sobre a circulação de bens, atividades e mercadorias produzidas pelo produtor rural. Segundo a Secretaria Municipal de Fazenda (Semfaz), o prazo de entrega do documento já havia vencido, mas foi prorrogado devido o baixo número de devolução.

De acordo com o fiscal tributarista do município, Rubens Nunes da Mota, a Nota Fiscal do Produtor é um documento exigido por lei pela Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e emitido pela prefeitura através da Secretaria Municipal de Fazenda. O foco agora, segundo ele, é alertar produtores para a entrega das segundas vias do documento emitido no ano de 2015.

"Muitos emitem as notas, mas esquecem de regularizá-las junto a Sefin. E isso, além de prejudicar a arrecadação de tributos da cidade, o produtor estará sujeito ao cancelamento do seu Cadastro de Produtor Rural, que o impedirá de utilizar a inscrição na comercialização dos seus produtos, pois o agricultor que estiver devendo notas de 2015 não conseguirá pegar novas em 2016", explica o fiscal.

Ainda de acordo com Rubens, caso o produtor tenha extraviado as notas por qualquer motivo, deverá procurar a Semfaz para regularizar a situação. "Para regularizar a situação, ele deve apresentar uma declaração de extravio das notas, com firma reconhecida, ou um boletim de ocorrência que traga informações sobre essas notas", esclarece.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?