#Agropecuária
Projeto piloto do sistema integrado alternativo para produção de alimentos é uma das novidades da 6ª Rondônia Rural Show
Uma ação de sucesso da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) realizada na região Nordeste, desde meados de 2013, vem se espalhando pelo Brasil e chega até os agricultores familiares de Rondônia.
É o Sistema Integrado Alternativo para Produção de Alimentos da Agricultura Familiar, que consiste no consorciamento de produção de alimentos em pequena escala – agropecuária de subsistência, onde a partir de um tanque de lona para criação de peixes se produz uma grande variedade de pequenos animais, legumes, hortaliças e frutas, em pequenas quantidades e com plantio escalonado. Veja o vídeo.
Em Rondônia, um projeto piloto será apresentado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Embrapa e com a Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), durante a 6ª edição da Rondônia Rural Show, que acontecerá em Ji-Paraná, de 24 a 27 de maio.
A expectativa dos organizadores do evento é que mais de 70 mil pessoas e mais de 400 empresas movimentem mais de R$ 500 milhões, cenário perfeito para se apresentar o projeto, especialmente porque a maioria dos visitantes é da agricultura familiar, base da economia de Rondônia, que gera mais de 80% de tudo que se produz no estado.