Notícias

Guia AgroRondônia

#Agropecuária

Representantes de feiras agropecuárias de Rondônia se reúnem para discutirem melhorias para as festas

Representantes de feiras agropecuárias de Rondônia se reúnem para discutirem melhorias para as festas

Mais de 100 pessoas se reuniram no Centro de treinamento da Emater (Cetrer) em Ouro Preto D’Oeste (RO) na sexta-feira (15), onde discutiram ações para melhorarem o engajamento do poder público com a realização das feiras agropecuárias do Estado de Rondônia. Durante a reunião realizada ao longo do dia, também foi formada uma comissão com representantes de 12 municípios, onde irão se reunir com o governador, secretários estaduais e representantes de órgãos públicos, para expor a necessidade do setor. A reunião está marcada para quarta-feira (27), as 8 horasna sede da Secretaria de Agricultura de Rondônia (Seagri) em Porto Velho,

Os encontros entre os representantes das feiras agropecuárias de Rondônia já acontecem há três anos consecutivos. De acordo com o idealizador desses encontros Emerson Gonçalves da Silva, foi necessário essa união, após perceberem o risco das feiras agropecuárias acabarem, por falta de incentivo financeiro por parte do governo do estado.

“Temos percebido que as feiras menores não estão sendo valorizadas. O recurso público está sendo aplicado na maior parte em uma única feira e as demais é como se não existissem. Não podemos deixar que as feiras agropecuárias acabem, pois é uma festa familiar e em muitos municípios, a economia é movimentada mais nesse período de festa rural, do que mesmo no Natal”, afirmou Emerson.

Durante o encontro, foram definidas as datas de realização das feiras agropecuárias municipais; discutidos sobre a participação do governo nesses eventos, além de terem sido expostos projetos que possam ser desenvolvidos para a captação de recursos públicos. Também foram discutidos legislações aplicadas as feiras para uso de recursos públicos, participação das emendas parlamentares como fonte de apoio financeiro e a criação das associações dos presidentes de feiras agropecuárias municipais.

“Essa comissão foi formada por representantes de feiras agropecuárias de pequeno, médio e grande porte. Fazem parte, representantes de feiras de municípios como Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Pimenta Bueno, Espigão D'Oeste, Alta Floresta, São Francisco, Colorado D’Oeste, Monte Negro, Vilhena, enfim, todos são voluntários e estão investindo recursos próprios para defenderem a realização das feiras agropecuárias”, explicou Emerson.

Na reunião que será realizada pela comissão na Seagri ainda este mês, a ideia é que haja a participação de representantes do Ministério Público de Rondônia (MP-RO), bombeiros militares, secretários estaduais, além do próprio governador.

“Vamos levar até eles as demandas necessárias para que as feiras agropecuárias de Rondônia continuem acontecendo. Dentro disso estamos nos referindo a recursos financeiros e o que cada secretaria pode contribuir dentro do que está previsto em lei. Vamos brigar por um objetivo comum, que é melhorar e não deixar que acabem com as feiras agropecuárias de Rondônia”, destacou o idealizador.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?