#Agropecuária
Segurança em propriedades rurais: tudo o que você precisa saber!
Há alguns anos o campo era considerado como um local pacato, onde as pessoas conseguiam se esconder da agitação e da violência das grandes cidades. Porém, infelizmente essa realidade mudou, e agora temos que nos preocupar com a segurança em propriedades rurais para inibir a ação de criminosos.
Cada vez mais se faz necessário buscar estratégias para proteger o patrimônio que exigiu tanto trabalho e investimento. Mas não é somente isso, porque além dos criminosos, os donos de propriedades rurais precisam se preocupar com as ações do clima, as pragas e outros problemas que podem prejudicar a sua lavoura e produção.
Pensando nisso, preparamos este guia para apresentar a você tudo o que precisa saber sobre segurança em propriedades rurais. Entenda por que ela é tão importante, confira dicas de boas estratégias e veja como o seguro pode ser o seu grande aliado. Continue lendo para aprender como manter os seus bens protegidos!
Qual a importância de garantir segurança em propriedades rurais?
As propriedades rurais podem ser consideradas empresas. Delas também provêm produtos que suprem o mercado, seguindo direto para o consumidor final ou servindo como matéria-prima para indústrias de diversos setores.
Sendo assim, exigem um bom planejamento e também investimentos para que seja possível obter uma boa produção, tanto em quantidade como em qualidade. Então, os proprietários rurais se dedicam para que a sua terra seja produtiva, o que demanda tempo e dinheiro para que seja possível.
Nos últimos anos toda essa preparação passou a incluir muita tecnologia. Hoje, o campo conta com diversos maquinários e equipamentos que facilitam as rotinas e o trabalho. Também surgiram novos produtos e insumos que favorecem a produção e aumentam a qualidade dela.
Em função disso, a segurança em propriedades rurais se faz essencial. Tudo o que citamos é muito atrativo para os criminosos, que nem sempre encontram obstáculos para atuarem. Sua ação implica em um grande prejuízo, que pode fazer o empreendedor assumir dívidas para cobri-lo, alguns vão à falência.
É válido lembrar que a ação criminosa nem sempre é pacífica, se podemos dizer assim. Há casos em que, além do roubo ou furto dos bens da propriedade, há atos de vandalismo, como a queima da lavoura e o extermínio de animais, até mesmo o assassinato de trabalhadores.
Portanto, investir em estratégias de segurança em propriedades rurais não é mais algo supérfluo. Como a ronda policial ainda é escassa nessas regiões, os proprietários precisam se prevenir ao máximo a fim de garantir a proteção dos seus bens, animais e das pessoas que atuam ali.
Como boas estratégias podem manter uma propriedade segura?
Conforme explicamos, quando se trata de segurança em propriedades rurais existem dois aspectos que precisamos observar. O primeiro deles é a ação dos criminosos, interessados em tudo aquilo que agregue valor. O segundo são os fatores que podem prejudicar a produção e levar à quebra de uma safra, por exemplo.
Portanto, os proprietários precisam adotar diferentes tipos de estratégia, uma vez que o ideal é antever tudo aquilo que possa trazer algum dano ou prejuízo para seu patrimônio. A seguir explicamos melhor como essas estratégias trazem segurança.
Ação criminosa
Perceba que o sucesso da ação criminosa depende muito do fator surpresa. Bandidos atacam quando as pessoas menos esperam. Elas são surpreendidas em um momento de fragilidade ou distração, e isso impede uma reação que venha evitar o ato.
Quando adotamos estratégias de segurança em propriedades rurais estamos prevendo possíveis acontecimentos e encontrando meios de evitar que eles se concretizem. Basicamente devemos ser mais espertos do que os criminosos!
O ideal é compreender a malícia deles, analisar as possibilidades de a sua propriedade ser alvo da ação criminosa, verificar onde estão as falhas e possíveis lacunas. Assim, você implementará recursos realmente eficazes, pois eles não deixarão brechas para os inescrupulosos, ou, pelo menos, dificultarão ao máximo.
Fatores climáticos, pragas e outros
Entenda que não adianta manter o foco em evitar a invasão de bandidos se você não se preocupar com os fatores que podem afetar a produção da sua propriedade. Eles também trazem prejuízos e, muitas vezes, até mesmo mais severos do que a ação dos criminosos.
Um período de seca, por exemplo, desencadeia queimadas que acabam com uma lavoura em pouco tempo. O trabalho de meses ou até mesmo de um ano é perdido de uma hora para outra, levando à quebra da safra.
Sendo assim, as suas estratégias precisam incluir medidas preventivas ou emergenciais para que o clima, as pragas e qualquer outro fator não venham prejudicar o seu negócio. Algumas alternativas para isso são a adoção de novas técnicas de produção, a implementação da tecnologia e o uso correto de insumos.
Quais são as principais dicas de proteção de propriedades rurais?
Já que começamos a citar algumas estratégias que você pode implementar para garantir a segurança em propriedades rurais, que tal observar outras dicas também muito eficazes? A seguir fizemos uma lista com aquelas que você pode adotar para proteger seus bens e evitar prejuízos. Confira!
Faça monitorias
O monitoramento é sempre uma ação essencial no que se refere à segurança. No caso das propriedades rurais, ele precisa ser feito de duas formas diferentes: a primeira é para vigiar a movimentação no local e a segunda, para observar as mudanças climáticas.
No primeiro caso, o ideal é que você instale câmeras de segurança em toda a propriedade. Não é suficiente que elas estejam apenas ao redor das áreas construídas, mas em pontos estratégicos e de modo que possibilitem ter uma visão ampla de todo o espaço.
Essas câmeras podem estar camufladas para que não sejam identificadas pelos criminosos. Também é uma alternativa cercá-las para que eles não tenham acesso ao equipamento, mas essa não é uma estratégia tão eficaz, porque não inibe danos com pedaços de madeira, ferro, pedras ou mesmo projéteis.
Além disso, é interessante que você tenha um vigia noturno para fazer esse monitoramento fora do horário de expediente. Essa pessoa pode tanto ficar na central controlando as câmeras como circular pela propriedade, dependendo daquilo que for ideal para o seu negócio.
A meteorologia para agricultura também é essencial, afinal, a produção da lavoura depende muito do clima. Ele deve ser monitorado para que se possa planejar as ações e rotinas da propriedade, portanto, acompanhe os boletins do tempo para curto, médio e longo prazo.
Desse modo não haverá risco de você ser pego de surpresa por um período extremamente chuvoso ou de estiagem mais severa. Conseguirá fazer o planejamento da produção e criar um cronograma, a fim de aproveitar ao máximo o clima a seu favor.
Tenha controle do tráfego de pessoas
O fato de uma propriedade rural ter dimensões extensas não significa que ela deve permitir o livre acesso de qualquer pessoa, pelo contrário. Conforme explicamos, esse espaço também é uma empresa e, como tal, apenas pessoas autorizadas devem entrar ali.
Para evitar visitantes indesejados ou inesperados, sua primeira preocupação deve ser em cercar toda sua propriedade. Invista em materiais de boa qualidade, prefira colocar os mourões próximos um do outro para que veículos não tenham acesso e faça uma cerca com altura média de 1,70 m.
Para garantir ainda mais segurança em propriedades rurais, o ideal é que ela tenha apenas uma entrada e saída. Desse modo, todas as pessoas precisarão passar pelo mesmo lugar e você pode montar uma portaria para fazer um monitoramento ainda mais eficaz.
Procure manter um cadastro de colaboradores, prestadores de serviço, clientes, entre outros. Colete dados e informações dessas pessoas e, se for possível, acrescente também uma fotografia para facilitar a identificação.
Deixe sempre uma pessoa fazendo o controle das entradas e saídas, registrando tudo o que aconteceu ao longo do dia. Desse modo ficará mais difícil um acesso indesejado e, qualquer eventual problema, você terá o registro de quem esteve na propriedade naquele dia.
Faça um plano de ação emergencial
O que você faria se houvesse uma invasão em sua propriedade? E se por acaso iniciasse um incêndio em sua lavoura? É claro que ninguém deseja que isso ou qualquer outro problema semelhante aconteça, mas infelizmente não estamos imunes a surpresas indesejadas.
Por isso, é muito importante que suas estratégias de segurança também incluam planos de ação emergencial. São eles que ajudam a antever possíveis problemas e o que deve ser feito para controlá-los ou minimizar os seus impactos negativos.
Quando algo assim acontece e não estamos prontos para uma reação rápida, é natural ficarmos perdidos, sem saber o que fazer ou para quem recorrer. Portanto, esses planos estratégicos são essenciais, uma vez que ajudam a guiar as nossas decisões.
Além disso, eles também ajudam a traçar novas estratégias depois que o problema se concretizou. Se houver a perda da sua lavoura, por exemplo, como você arcará com as despesas dela? O que garantirá o seu sustento, o pagamento dos colaboradores e a nova semeadura?
Uma alternativa seria ter um fundo emergencial ou um bom seguro. Assim o prejuízo seria muito menor e você conseguiria recomeçar. No caso do seguro, além de ele fazer a cobertura da sua lavoura faz a proteção dos seus maquinários. Assim você pode repor o equipamento e continuar com a sua produção.
Utilize equipamentos de segurança
Já falamos sobre as câmeras de segurança para fazer o monitoramento da sua propriedade. No entanto, existem ainda outros equipamentos que podem ser utilizados para complementar as suas estratégias e evitar a ação dos criminosos.
O alarme sonoro é um item de extrema importância. Ele pode ser programado para acionar sempre que uma pessoa invadir uma determinada área da propriedade, ou mesmo quando a cerca for violada. Aliás, costuma ser instalado juntamente das cercas eletrificadas.
Elas também são uma ótima alternativa porque apenas pelo fato de estarem ali, devidamente sinalizadas com as placas de identificação, já é um motivo para inibir os bandidos. Afinal, exigiria um esforço extra para adentrar a propriedade.
Investir em iluminação é outra forma de garantir a segurança em propriedades rurais. Lugares escuros favorecem esconderijos para os bandidos, então, se tudo estiver bem iluminado fica mais difícil passar despercebido.
Perceba que não se trata de deixar toda a propriedade e iluminada instalando diversos postes em vários locais. Na verdade, você pode posicionar essa iluminação de forma inteligente. Além, para as áreas mais remotas é interessante instalar acionadores automáticos, assim, se houver movimentação no local a luz acende sozinha.
Tenha um bom sistema de comunicação
Outro fator que faz as propriedades rurais serem alvos fáceis dos bandidos são as falhas de comunicação. Como muitas vezes esses locais estão afastados dos grandes centros, é comum que ali não tenha telefone, internet e outros recursos para manter contato com as pessoas.
Isso não pode acontecer com a sua propriedade. Atualmente existem outras opções às quais você pode recorrer para assegurar uma boa comunicação. As torres de telefonia cada vez mais expandem as suas áreas de alcance, então, se não for possível utilizar uma operadora, prefira outra.
Se mesmo assim você não conseguir ter telefone, existe a opção da internet. Ela não precisa vir apenas por cabos, pois há tecnologias de sinal via rádio e satélite. De toda forma, se nada disso funcionar você pode recorrer ao bom e velho − porém ainda funcional – radioamador!
Essa é uma tecnologia um pouco mais antiga, mas que ainda funciona perfeitamente e é uma ótima opção para quem não pode recorrer a recursos mais modernos. Tem um ótimo custo-benefício, uma vez que o sinal de rádio é livre para qualquer pessoa usar.
Não se esqueça de que todos os seus colaboradores precisam ter facilidade de comunicação com a sede da propriedade. É essencial que eles consigam notificar rapidamente o que possa estar acontecendo, a fim de que o responsável reporte a você ou às autoridades.
Elabore um bom sistema de segurança
Como você viu, existem diversos equipamentos para fazer a segurança em propriedades rurais, sendo ideal é que você utilize-os de uma forma inteligente. O intuito é elaborar um sistema realmente eficaz e que não cometa falhas nos momentos em que ele for requisitado.
A instalação de câmeras de monitoramento, por exemplo, não terá muita serventia se as imagens não estiverem sendo acompanhadas por uma pessoa ou devidamente gravadas. Afinal, se for preciso recorrer a elas, será essencial esse registro.
É interessante que você integre os equipamentos para que o seu sistema seja o mais completo possível. Faça a instalação da iluminação automática, coloque a cerca elétrica e acrescente a ela o alarme sonoro. Grave as imagens capturadas pelas câmeras e mantenha uma pessoa cuidando de tudo isso portando um excelente equipamento de comunicação.
Além disso, é muito importante que toda a sua equipe, principalmente quem fará essa monitoria, estejam devidamente treinados. Assim saberão como agir, pois a reação direta não é a melhor escolha. Seu colaborador precisa saber como tomar boas decisões a fim de preservar o seu patrimônio, mas não colocar em risco a própria vida.
Todos esses detalhes compõem o sistema de segurança e eles devem funcionar em harmonia para que não haja falhas. É claro que esperamos que não seja necessário você recorrer a todos esses recursos, porém, se isso acontecer você não será pego de surpresa, pois terá um plano de ação.
Outros
Além de todas essas dicas existem ainda outras formas de você garantir a segurança em propriedades rurais. Quando ela é totalmente cercada é possível contar com cães de guarda para auxiliar no monitoramento, seja durante o dia ou à noite.
Também mantenha um bom relacionamento com seus vizinhos, pois eles podem ajudar a monitorar a movimentação de pessoas estranhas em sua propriedade. Tenha o contato deles, crie grupos para envio de mensagens e troca de informações. Se possível, avise quando não houver ninguém no local, pois assim possíveis ações chamarão a atenção.
Vocês podem criar códigos para informar uns aos outros uma situação de perigo. Assim ficará mais fácil obter ajuda do lado de fora se, porventura, houver uma invasão e os seus colaboradores forem rendidos.
Não se esqueça de que a contratação de colaboradores deve ser cautelosa. Confira a documentação e as referências dessas pessoas, peça indicação para conhecidos e contrate apenas se tiver certeza de que o candidato é de confiança.
Tenha como parte do treinamento desse pessoal a recomendação de manter o máximo de sigilo sobre as rotinas da propriedade. Mesmo que não seja intencionalmente, falar sobre horários, o que há no local, entre outras informações favorece o planejamento de ações criminosas.
Evite manter grandes estoques na propriedade, valores muito altos em dinheiro e tudo o que possa trazer grandes prejuízos se for subtraído. Além disso, identifique todos os seus equipamentos e animais para que sejam facilmente identificados caso haja um furto.
Como um seguro pode ajudar na proteção da propriedade?
Você se lembra que falamos a respeito do seguro como uma alternativa para os planos emergenciais? Aqui, queremos reforçar um pouco mais sobre como ele ajuda a proteger as propriedades rurais e evitar prejuízos.
Não é difícil entender como essa modalidade funciona. Da mesma maneira como temos o seguro residencial para fazer a proteção da casa, do que está dentro dela e das pessoas, existe o seguro rural. Nesse caso, suas coberturas incluem, por exemplo, a quebra da safra, seja por causa de imprevistos climáticos, ou porque não houve germinação.
Também oferece crédito para financiar novos plantios e ainda existe um seguro específico para os equipamentos agrícolas, com coberturas para danos elétricos, perda, responsabilidade civil e outros. Por isso, é um recurso indispensável que complementa a proteção dos seus interesses.
Como escolher um seguro adequado para propriedade rural?
A escolha de um seguro para propriedade rural não é muito diferente das considerações que fazemos para escolher um seguro de vida, de carro ou residencial. A primeira coisa a ser feita é analisar quais são as suas necessidades.
O que você precisa proteger? A quais riscos sua propriedade está exposta? Que tipos de cobertura são mais adequados em seu caso? Essas e outras informações ajudam a definir o melhor produto para você e sua propriedade, assegurando o suporte e proteção necessários.
Depois, procure por uma operadora que tenha um produto que atenda exatamente a tudo isso que você necessita. Porém, não se esqueça de que nessa hora é essencial estar atento a alguns detalhes para não cair em armadilhas ou ficar no prejuízo. Então, analise:
- custo-benefício;
- credibilidade da empresa;
- detalhes do contrato;
- taxas adicionais;
- canais de comunicação;
- opinião de outros clientes.
Outro fator importante é observar como funciona o endosso de seguro. Ele consiste em fazer alterações na apólice original com o intuito de modificá-la ou transferir dados de um seguro que já foi contratado.
Assim, se por acaso em algum momento o que está estabelecido no contrato já não atender mais às suas necessidades, é possível alterá-lo para que fique adequado outra vez. Essa questão é importante porque implica também na correção de valores.
Caso você tenha dificuldade para escolher sozinho, uma excelente alternativa é procurar por uma corretora de seguros. Esse tipo de empresa oferece assessoria e consultoria para analisar as necessidades da sua propriedade e encontrar a operadora com plano ideal.
Quais são os benefícios de fazer a escolha certa do seguro?
Você precisa ser criterioso na hora de escolher o seu seguro rural da mesma forma como acontece com qualquer outra modalidade. É preciso que esse produto atenda às necessidades da sua propriedade e esteja de acordo com o que você espera dele, do contrário, não será eficaz.
A ideia de contratar um seguro é de fato poder contar com ele se for preciso. Portanto, você não pode encontrar empecilhos na hora de acioná-lo e receber o suporte. Daí é importância de confiar na corretora e operadora que escolheu.
Um bom seguro se preocupa com seus interesses e realmente ajuda nos momentos de dificuldade, sem colocar limitações ou esconder informações que acabam prejudicando o segurado. Escolhendo bem você não terá mais surpresas desagradáveis e estará bem assessorado.
Considere que, quando os problemas acontecem, ficamos em uma situação delicada que fragiliza mesmo as pessoas mais fortes. Sendo assim, é importante que sua seguradora tenha respeito pelos seus interesses e trabalhe com idoneidade, cumprindo aquilo que está no contrato.
Como você viu, existem diferentes estratégias que podem ser adotadas para garantir a segurança em propriedades rurais. Se for possível use todas elas, se não, prefira aquelas mais de acordo com sua realidade. O importante é que você evite a ação dos bandidos e ainda proteja a sua produção para não sofrer prejuízos.