#Desenvolvimento
Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia atrai cafeicultores de todo o estado
A realização da feira destaca a união dos poderes públicos e privados, essencial para fortalecer e ampliar o setor cafeeiro em Rondônia.A cidade de Cacoal foi palco da 1ª Feira Tecnológica dos Cafés de Rondônia, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Caferon. Realizado nos dias 24 e 25 de outubro, no Cacoal Selva Parque, o evento reuniu mais de 2,5 mil pessoas, oferecendo uma programação que colocou os cafeicultores como protagonistas, destacando a importância de seu trabalho para o desenvolvimento da cafeicultura no estado.
A realização da feira destaca a união dos poderes públicos e privados, essencial para fortalecer e ampliar o setor cafeeiro em Rondônia. O evento foi realizado pelo Governo Estadual a Caferon, além de contar com o apoio de diversas instituições e empresas do setor, que juntas forneceram infraestrutura, expertise e uma programação voltada para a cadeia produtiva do café. Essa parceria colaborativa foi fundamental para proporcionar aos cafeicultores um ambiente de troca de conhecimentos e experiências, preparando-os para os desafios de um mercado cada vez mais competitivo e focado em qualidade.
Segundo o presidente da Caferon, Juan Travain, a organização se dedicou a trazer o que há de melhor em tecnologia e conhecimento para o produtor rural. “Neste evento, o produtor teve acesso às melhores tecnologias e ao conhecimento científico mais avançado. Criamos um ambiente acolhedor e oferecemos uma estrutura de qualidade, porque nosso objetivo era que o produtor se sentisse realmente o protagonista do evento. Toda a estrutura foi pensada especialmente para eles, pois pensamos que o café especial merece um ambiente especial para ser pensado e valorizado”, explicou Travain.
A feira foi realizada com um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão do Governo do Estado e contou com uma programação abrangente, incluindo palestras de especialistas reconhecidos globalmente e direcionados a temas fundamentais para a cafeicultura.
Para concluir, o presidente da Caferon ressaltou que o sucesso da feira foi resultado direto da colaboração entre os poderes e do comprometimento dos produtores rurais. Pois acredita que ninguém realiza nada sozinho.
“Os produtores estão fazendo sua parte ao cultivar cafés especiais, enquanto os viveiristas fornecem clones considerados o melhor material genético do mundo. Nós estamos cumprindo nosso papel, mas é fundamental que o poder público também faça a sua parte. Este evento conseguiu justamente reunir todos esses esforços. Recebemos um retorno positivo da cadeia produtiva a nível nacional, e todos estão cientes do impacto e da escala desse investimento, algo inédito em qualquer outra região do Brasil. Em essência, este é um exemplo claro de como a união entre os produtores e o poder público pode transformar o setor”, afirmou.