#Desenvolvimento
Movimento Mulheres do Agro Rondônia lança projeto ‘O Agro em Minha Vida’
Projeto é realizado em duas escolas de Ariquemes, com atividades pedagógicas, didáticas e práticas sobre a produção agropecuária de RondôniaO Movimento Mulheres do Agro Rondônia realizou o lançamento oficial do projeto ‘O Agro em Minha Vida’. O projeto piloto foi lançado na Escola Municipal Eva dos Santos, em Ariquemes, e tem o objetivo de levar às instituições de ensino e alunos, informações claras sobre a produção agropecuária de Rondônia, por meio de um cronograma de atividades pedagógicas, didáticas e práticas. Além da escola municipal, o Colégio Excelência, em Ariquemes, também receberá as atividades do projeto.
Nesta fase, o projeto acontecerá em seis etapas, uma vez por semana nas escolas, com atividades teóricas e práticas para os alunos do ensino fundamental, levando para as crianças conhecimento sobre a importância da agropecuária em Rondônia, processos agrícolas, e produção de alimentos, promovendo o conhecimento dos estudantes sobre as atividades do meio rural e sua importância para a vida de todos.
De acordo com a pedagoga, produtora rural, e membro da diretoria do Movimento, Adeline Prestes Cunha, com o projeto ‘O Agro em Minha Vida’, espera-se contribuir para o aprendizado das crianças sobre os processos do setor produtivo.
“Para a realização do projeto, planejamos ações para que o agro possa ser visto e entendido como realmente acontece, como trabalhamos e preservamos. Ressaltar ainda a importância do agro na produção de alimentos e matéria prima, o respeito que os produtores rurais têm entre si, meio ambiente, os animais e demais pessoas que muitas vezes pensam que o agro é algo distante delas. Nosso objetivo é fortalecer a união entre o campo e a cidade, e trabalhar isso com as crianças é muito importante para o aprendizado delas sobre o meio rural”, destacou, Adeline Prestes Cunha.
A professora Letícia Santos, do Colégio Excelência destaca a importância do projeto nas escolas para trazer para mais perto das crianças a vivência do setor produtivo como um todo.
“Com o passar do tempo, estamos diante de notícias veiculadas pela TV e internet que não refletem a realidade do dia a dia do agronegócio. O setor é o que move o mundo, e tenho certeza de que é muito importante que as crianças tenham conhecimento sobre o agro”, afirmou a professora Letícia Santos.
“O projeto é desenvolvido pelo Movimento com muito carinho, conectando as crianças ao campo forma muito profunda e significativa, mostrando a beleza do que é ser um produtor rural. O agro não é apenas uma atividade econômica, é um modo de vida muito honroso que exige dedicação e conhecimento, conhecimento este que eles adquirem nas escolas. Nosso projeto é um compromisso com as futuras gerações, despertando essas crianças, e garantindo que o campo continue a ser um lugar de oportunidade de crescimento” destacou, Antonielly Rottoli, produtora rural e presidente do Movimento Mulheres do Agro Rondônia.
Após a implantação do projeto piloto nas duas escolas de Ariquemes, a expectativa é que o seja expandido para demais escolas e cidades de Rondônia, adequado as necessidades e particularidades de cada região do Estado.