Notícias

Guia AgroRondônia

#Meio Ambiente

Nível baixo no rio Madeira compromete o transporte de grãos

Toneladas de grãos estão paradas em armazéns de Porto Velho. Bancos de areia e as pedras são sinais perigo.

Nível baixo no rio Madeira  compromete o transporte de grãos

O rio madeira é a maior via de escoamento fluvial da produção de grãos de Rondônia e Mato Grosso. Porém, desde agosto, a seca está comprometendo a navegação.

Os bancos de areia e as pedras são sinais de grande perigo: no mês passado, uma barcaça afundou ao bater em uma delas. Há um mês e meio, o transporte de grãos está suspenso porque a profundidade do rio não permite a navegação de comboios.

Durante a estiagem, aqueles silos acumularam cerca de 100 mil toneladas de grãos, que somente nesta semana começaram a ser descarregados em barcaças. Elas vão se juntar às outras para retomar em breve o transporte fluvial.

Cada barcaça só vai carregar 900 toneladas, menos da metade do normal, de duas mil toneladas. Os comboios, que antes da seca tinham até 20 balsas, agora só tem nove. 

Joana Pinheiro, engenheira hidróloga, explica que eles permanecem estacionados perto das margens e só vão sair quando a profundidade da madeira passar de 3 metros. Por enquanto, a régua marca pouco mais de 2,20 metros.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?