Notícias

Guia AgroRondônia

#Meio Ambiente

Projeto de recuperação de nascentes financiado pela Fundação Banco do Brasil realiza seminário de capacitação aos beneficiários

O projeto prevê a recuperação de nascentes de pelo menos 25 propriedades rurais, porém ainda não existe um número fechado de quantas nascentes serão recuperadas até o fim do projeto.

Projeto de recuperação de nascentes financiado pela Fundação Banco do Brasil realiza seminário de capacitação aos beneficiários

A Cooperativa de Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Ministro Andreazza (Cooperandreazza), responsáveis pelo projeto de recuperação de áreas degradadas e o lençol freático de propriedades rurais do município de Ministro Andreazza. O Projeto ‘Água Viva', entrou na terceira etapa já preestabelecida no cronograma do projeto, nessa etapa a cooperativa em parceria com a Fundação Banco do Brasil entra na fase de capacitação dos beneficiários através de cursos e seminários. A propriedade visitada fica localizada na Linha 5, km 2, do produtor Dário Peres Fachetti.

O Projeto Água Viva nasceu, após um parceiro da cooperativa descobrir que havia um edital em aberto pela Fundação Branco do Brasil, daí então foi elaborado a proposta pelo hoje técnico do projeto Marcelo Poggian e outros parceiros, e encaminhado à fundação.

“Nós nos inscrevemos, elaboramos o projeto, enviamos e foi aprovado. Do segmento ambiental, nosso projeto é o único financiado pela Fundação Banco do Brasil hoje no estado de Rondônia”, contou o Técnico responsável pelo projeto.

O projeto tem duração de um ano e meio para ser executado. Já se passaram sete meses e nesse período muito trabalho já foi feito. Até o momento já foram entregues aos produtores estacas, arames, e compradas motocicletas e 04 roçadeiras.

“Nós já entregamos as estacas aos produtores rurais, o arame para fazer o isolamento da área, pois não tem como recuperar sem isolar, já compramos uma motocicleta, quatro roçadeiras, e contratamos um técnico e o coordenador para a execução do projeto”, enumerou Poggian.

O projeto prevê a recuperação de nascentes de pelo menos 25 propriedades rurais, porém ainda não existe um número fechado de quantas nascentes serão recuperadas até o fim do projeto.

“Terão propriedades que recuperaremos até três nascentes, com isso estamos prevendo que serão recuperadas de 40 a 50 nascentes que estão sofrendo com a degradação, mais esse número ainda não está fechado, pois com o recurso do projeto financiado pela Fundação compraremos 30 mil mudas de essências florestais e frutíferas, e com esse montante conseguiremos atender muito mais produtores do que estão previstos no projeto”, explicou Poggian.

O projeto Água Viva tem como coordenador geral Giomar Monteiro, Coordenador Técnico Izaac Miranda, Técnico Marcelo Poggian e presidente da Cooperandreazza Tatiane Alves Cardoso.

Cooperativa Cooperandreazza

A Cooperandreazza é uma Cooperativa de Produtores Rurais da Agricultura Familiar que surgiu a partir de produtores de café para beneficiar suas produções, após um período a cooperativa de café transferiu suas instalações para um setor industrial e continua suas atividades no setor de panificação. Hoje a Cooperandreazza trabalha no ramo agropecuário de compra e venda de produtos da área citada.

“Agora fabricamos ração para gado de leite e corte, suíno e ave. Temos parcerias com o laticínio Joia, onde os clientes têm desconto nas compras, facilidade no pagamento e desconto no cheque do leite”, destacou Marcelo.

Além disso, a cooperativa está fechando parcerias na venda de adubos, aproveitando a demanda dos cooperados devido o grande avanço da cafeicultura do estado. E mantém uma parceria com a empresa Minas Madeira de Minas Gerais, na venda de eucalipto tratado.

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?