#Meio Ambiente
Projeto Líder debate desenvolvimento turístico em Rondônia
A ação faz parte do projeto Líder, desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia, que tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem como líderes nos municípios onde moramDesde abril deste ano, mais de 30 pessoas de diversos municípios vem se reunindo mensalmente para discutir e traçar planos de desenvolvimento para a região de Cacoal. A ação faz parte do projeto Líder, desenvolvido pelo Sebrae em Rondônia, que tem como objetivo capacitar os participantes para atuarem como líderes nos municípios onde moram. O desenvolvimento turístico foi um dos temas discutidos na terça-feira (23), durante o VII encontro do programa. A reunião foi realizada no Hotel Catuaí durante todo o dia e seguiu até quarta-feira.
O consultor do Sebrae, Cláudio Ramos, palestrou sobre o desenvolvimento turístico na região. A ideia é que no decorrer do encontro os participantes elaborem um plano de ação voltado para o turismo.
“Estamos na reta final do programa e eu vim tratar com os participantes sobre a questão do turismo associado ao processo de desenvolvimento regional. O objetivo é fazer um plano de forma participativa. Aqui temos pessoas ligadas ao setor público e privado e, ao final, esperamos que esse plano possa ser convergido com os planos de governos e políticas públicas.”, explicou Cláudio.
Participante do projeto, José Ribeiro da Silva Filho é de Presidente Médici. Ele conta que o programa já trouxe ideias para fomentar o turismo; não só no seu município, mas na região.
“Quando fui convidado a participar do projeto, não tinha ideia do que seria o programa, mas agora todos os participantes entendem que ser líder é pensar no desenvolvimento regional, e não apenas local. Em Presidente Médici, temos um ponto turístico muito interessante que é o museu arqueológico, e já estamos pensando em um projeto que ligue esse museu a outros pontos turísticos de Cacoal e Ji-Paraná, por exemplo.”, disse José Ribeiro.
O líder indígena Almir Suruí, da etnia Paiter-Suruí, esteve presente no encontro e palestrou sobre a sua experiência como líder.
“Hoje vim falar um pouco a respeito do nosso plano estratégico e de negócios que construímos para nossa comunidade Paiter-Suruí. Por exemplo, temos aldeias que já estão plantando café de forma sustentável e exportando para a Suíça. Acho muito importante este diálogo promovido pelo Sebrae, onde todos podem propor e discutir experiências. Ser líder é uma desafio, pois trabalhamos com a vida das pessoas, desejos e expectativas. Temos que trabalhar em prol do bem comum e não em benefício próprio.”, acredita Almir.
A facilitadora Cláudia Marcondes diz que, a cada encontro, o grupo tem amadurecido e desenvolvido cada vez mais, entendendo a responsabilidade que cada um tem de representar sua região.
“Na terça e quarta-feira eles trabalharam na criação do plano de ação que pretendem desenvolver na região. Se eles conseguirem concluir esse trabalho neste encontro, no próximo já vamos apresentar o plano para a comunidade a fim de que ela possa saber o que os líderes estão propondo para o desenvolvimento da região.”, finalizou Cláudia. O VII encontro encerrou-se na quarta-feira.