Notícias

Guia AgroRondônia

#Pecuária

Campanha de declaração de rebanhos em Rondônia já conta com 23% de adesão dos produtores rurais

A declaração é obrigatória e pode ser feita pela internet ou nas unidades locais da Idaron, até o dia 31 deste mês.

Campanha de declaração de rebanhos em Rondônia já conta com 23% de adesão dos produtores rurais

Em apenas 10 dias, a campanha de declaração de rebanhos realizada pela Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron) já conta com adesão de 23% dos produtores rurais que devem declarar seus animais. O prazo para declaração teve início dia 1º de maio e segue até 31 do mês.

Ao todo, 29,3 mil, dos cerca de 130 mil que devem declarar, já se regularizaram junto a Idaron e estão aptos novamente a emitir Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que fica bloqueado pela Agência até que o pecuarista efetive a declaração dos rebanhos. Das declarações registradas até agora, 32% foram pela internet, uma das formas mais fáceis, cômodas e rápidas de declarar.

O presidente da Idaron, Julio Cesar Rocha Peres, lembra que a declaração de rebanhos é obrigatória e tem como foco as produções de bovinos, bubalinos, suínos, caprinos e ovinos (animais suscetíveis à febre aftosa), além de equídeos e aves. “A declaração é uma etapa importante para que Rondônia mantenha o status internacional de área livre de febre aftosa sem vacinação, com reconhecimento da OIE (Organização Mundial da Saúde Animal)”, acentua.

Como já aconteceu na campanha passada, além das informações relacionadas a atualização dos rebanhos, o produtor também deve informar dados relacionados a produção de peixe/pescados, frutas cítricas e bananas, para que as informações referentes a essas culturas possam ser igualmente atualizadas. “São dados que permitem sabermos em quais regiões estão concentradas tais culturas”, destacou.

 

Últimas Notícias

Olá, como posso te ajudar?

Olá, como posso te ajudar?