#Pecuária
Produção de leite em Rondônia resulta em cerca de 800 milhões de litros por ano e é um dos destaques da Rondônia Rural Show
Zootecnista da Emater José Renato Alves destaca inovações da pecuária leiteiraEm um espaço ambientado, o governo de Rondônia através da Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater), apresentou ao público a produção de leite e derivados em exposição no Caminho do Leite na 7ª Rondônia Rural Show, em Ji-Paraná. Uma oportunidade para conhecer novas técnicas e inovações tecnológicas da pecuária leiteira e ainda há a degustação de queijo, sorvete; achocolatados e iogurtes.
Segundo o zootecnista e responsável pela área animal da Emater, José Renato Alves, entre os temas abordados está a pastagem e ordenha tecnificada, inseminação artificial e a evolução da pecuária leiteira. ‘‘Essa feira vem para mostrar o que estamos criando de tecnologia do Estado através da Emater para melhora dos produtores rurais’’.
Ainda, de acordo com zootecnista, Rondônia tem mais de 3 milhões de vacas leiteiras, das quais mais de 480 mil estão em ordenhas que produzem aproximadamente 2 milhões litros de leite, o que resulta em 700 a 800 milhões de litros de leite por ano.
‘‘Saímos do patamar que era 2,8 litros a produção de leite de cada vaca por dia e hoje conseguimos chegar a 4,8 litros, um crescimento significativos nos últimos 10 anos. Tudo isso através de incentivos, principalmente com o Programa Proleite, manejo de pastagem e melhoramento genético, avalia o zootecnista.