#Pecuária
Seagri realiza reunião com representantes da cadeia produtiva da carne de Rondônia
Um dos objetivos da reunião foi discutir com as indústrias a necessidade da criação de um fundo privado e decidir a forma que poderão contribuir com o fundoA Seagri reuniu na manhã desta terça-feira (11) representantes da cadeia produtiva da carne de Rondônia, indústrias frigoríficas, Idaron, Emater e Ministério da Agricultura para apresentar todas as tratativas em andamento do Plano Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa (PNEFA). Durante a reunião, foram apresentadas as necessidades que estão dentro das ações que a Idaron deverá cumprir e apresentar ao MAPA, para que Rondônia possa conseguir o certificado internacional livre de aftosa sem vacinação.
Um dos objetivos da reunião foi discutir com as indústrias a necessidade da criação de um fundo privado e decidir a forma que poderão contribuir com o fundo. “Nós levamos as reivindicações para que as indústrias possam contribuir também com o fundo privado. Atualmente somente o pecuarista contribui com o fundo público, o Fundo Estadual de Sanidade Animal (Fesa), que hoje arrecada em torno de R$11 milhões por ano. Esse recurso é para trabalhar nas ações preventivas e indenizatórias e combate a febre aftosa”, disse o secretário da Seagri, Evandro Padovani.
Os representantes das indústrias frigoríficas têm a até o dia 19 de fevereiro para manifestar o interesse se irão participar e contribuir espontaneamente com o Fundo Privado. “O intuito é fazer com que as indústrias contribuam junto ao governo do Estado nas ações pertinentes que a Idaron está encabeçando, para termos cada vez mais uma pecuária fortalecida, organizada e com sustentabilidade no Estado de Rondônia”, destacou Padovani.